Os Fundamentos do Positivismo de Saint Simon e Comte.

Posterior ao positivismo elaborado por Condorcet.

Cujo objetivo era destruir a sociedade medieval.

Na implantação do Estado moderno e a defesa da Filosofia Iluminista.

Os seus seguidores: Simon e Comte, sendo que o primeiro fora socialista, o segundo usava da Filosofia positivista com o objetivo de defender o liberalismo econômico.

Saint-Simon discípulo de Condorcet foi o primeiro filósofo usar a etimologia positiva, determinando o positivismo também lógico.

Formulou o desenvolvimento das Ciências Humanas ou do Espírito, substanciando na ideia epistemológica, segundo o modelo biológico, diferentemente de Condorcet que fez uso de sustentação de suas teorias por meio da matemática.

Para ele a Ciência social tem um modelo a seguir que se fundamenta na Fisiologia. Ele denomina a nova Ciência social de Fisiologia social.

Essa é a diferença básica em relação a Condorcet, naturalmente que existe um segundo aspecto entre ambos, enquanto para o primeiro o mundo político é direcionado para afirmação da burguesia, portanto,o modelo de Estado é liberal, Simon defende um Estado proletário, a sociedade socialista.

Simon fora um socialista utópico, do mesmo modo que Condorcet percebia classes sociais parasitárias, que não produziam riquezas, como o clero e nobreza, incluía nesse momento histórico da evolução política a burguesia.

Nesse aspecto que sua Fisiologia social tem como critério de analise oposição a ordem estabelecida, como conservadora e contra a classe operária.

Com efeito, sua doutrina positivista, combate ao liberalismo econômico e ao modelo de Estado estabelecido.

Portanto, a ideia de a Ciência Fisiológica ter como objetivo atingir as doutrinas do capitalismo liberal, em referência a sua época histórica.

Podemos dizer que de algum modo, o positivismo até ao início do século XIX, foi revolucionário, ora para derrubar a sociedade feudal, posteriormente, para combater a sociedade liberal estabelecida.

A mudança radical em defesa do liberalismo político e econômico, aconteceu com Augusto Comte. Também considerava discípulo de Condorcet e Simon, com uma diferença importante, considerava ambos os críticos demasiadamente negativos

Para Comte o pensamento deveria ser apenas positivo, não tem sentido nenhuma dimensão revolucionária do positivismo. Porém, entendiam que ambos nunca teriam descobertas as verdadeiras leis da Sociologia social.

Pois agiam necessariamente com preconceitos e não com formulação científica. Nesse caso a palavra preconceito mudou de figuração.

Com efeito, tudo que viesse atacar o liberalismo econômico. Antes o referido tinha uma função revolucionária, hoje tão somente conservador.

Desse modo, o preconceito que fora contra as classes dominantes, com Comte passou fazer uso ideológico contrário ao proletariado.

Comte cria uma acepção de Física social, cujo fundamento passa ser denominado de objeto de estudo dos fenômenos sociais, entendidos no mesmo espírito dos fenômenos naturais.

Com efeito, as leis sociais tinham o mesmo fundamento das leis naturais da Biologia, da Física, e, da Química. O que significa que as leis sociais não são variáveis, do mesmo modo as Ciências naturais.

As leis sociais são invariáveis, perfeitamente normais o modelo de sociedade, concentração da riqueza, desenvolvimento econômico, sem desenvolvimento humano, todas essas lógicas são previstas pela ordem social.

Qualquer aplicação de outros fundamentos as Ciências sociais não corresponderiam às Ciências do espírito, como modelo científico, razão pela qual os positivistas atuais entendem a fenomenologia como uma simples ideologia.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 16/05/2015
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