Como compreender o mundo das representações fenomenológicas.

Como compreender o mundo das representações fenomenológicas.

Max Horkheimer.

A Filosofia como fundamento.

Das Ciências naturais.

Através do pensamento crítico.

A separação entre História e Natureza.

Por meio da dialética analítica.

Contrariamente à Filosofia de Bérgson.

Seu magnifico valor epistemológico a demonstração acadêmica.

A objetividade encontra se no objeto.

De algum modo não provem do sujeito.

Sendo que pensa e observa o objeto.

Então a estrutura desses objetos não poderiam.

Serem compreendidas por um sujeito exterior.

O que de certo modo é um absurdo.

Qual seria a finalidade do racionalismo.

a diversidade dos métodos.

Horkheimer parte de tal crítica.

Entretanto, não considera sua totalidade.

Por ser absoluta e negativa contra o sujeito.

O que poderia ser o objeto sem a razão.

Sendo que a mesma é responsável pela construção do objeto.

Não existe de certa forma o referido sem o sujeito.

Entretanto, a sua visão supera o entendimento.

Da história na perspectiva da totalidade.

Não é possível a compreensão da globalidade.

Elimina em parte as dialéticas de Hegel e marx.

Sendo que o primeiro em sua globalidade.

O segundo na particularidade.

Não é possível o conhecimento da totalidade.

A perca da noção da totalidade acarretou para escola frankfurtiana a noção da Historia fragmentária.

O que significa que história está em destruição.

Vive seu momento de decomposição.

Desse modo não existe mais a experiência.

Entre a razão não é realidade.

De algum modo o objeto não é compreensível.

Para as estruturas cognitivas do sujeito.

A relativa independência entre objeto e sujeito.

Motivo pelo qual nenhum conhecimento poderá ser definitivo.

Representa apenas um instante histórico das fenomenalizações significativas.

Nessa perspectiva que Bachelard entende.

O conhecimento cientifico como aproximação.

Influência direta de Frankfurt.

Foucault nega também a História como conhecimento absoluto.

Conhece apenas o fragmento.

Ponty o conhecimento fenomenológico.

Como significação relativa do tempo.

Frankfurt de fundamental importância.

Para fenomenologia como instrumento de análise para o mundo das significações representativas.

De uma relação parcialmente dialética entre sujeito e objeto.

Do mesmo modo a epistemologia como instrumento filosófico aplicado as Ciências Naturais.

O que significa entender que a História.

Como espaço da criação racional.

Cede opções para naturalização do saber.

Sempre por natureza ideologizada.

O que a leva apensar que natureza é regida.

Por leis cegas a razão epistemologizada.

O que é então o saber fenomenológico.

Para os autores citados.

A não ser uma representação de fragmentos do tempo histórico.

Do mesmo modo em parte a epistemologia indutiva.

Aplicada como fundamento.

As Ciências Naturais.

O que significa que o saber é composto também por aspectos irracionais.

Motivos pelos quais nos campos distintos.

Não existe o conhecimento objetivo.

Em nenhum dos mundos racionais.

Horkheimer conclui que não existe ação consciente humana.

Não há sujeito autônomo, consciente.

O homem é sempre objeto do mundo natural.

De mesmo modo ideológico.

De alguma forma não faz a História entretanto.

É vítima da efetivação da mesma.

A pergunta fundamental.

Como o desejo pode representar.

Do modo pensado por Schopenhauer.

Se o entendimento do sujeito fenomenológico.

É em parte um equívoco do tempo histórico.

Da mesma forma Ponty.

O tempo histórico não representa a História.

As significações são determinadas por insignificações.

Foucault como entender o objeto em análise.

Quando o mesmo é fruto da irracionalidade fragmentada.

Para Bachelard entender os procedimentos científicos.

Quando o sujeito consegue apenas refletir aproximação do saber.

A ideia do método de redução fenomenológica.

Em Husserl.

Sua teoria da intencionalidade.

Como se aplica tal procedimento.

Na perspectiva da consciência. Limitada e não autônoma.

O saber é a mais absoluta não consciência.

Da análise.

Desse modo o mundo significativo.

Apenas uma representação parcial.

Não consciente.

As metodologias estão em ruinas.

Como então seu uso científico.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 09/04/2015
Reeditado em 09/04/2015
Código do texto: T5200280
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