Campo de Concentração.

Trata-se de uma prática política cruel resultada de regimes políticos de exceção. O cidadão por motivos ideológicos era preso, as vezes transformado em mão de obra escrava, ou simplesmente exterminado.

Os presos normalmente eram vítimas como opositores políticos ou grupos étnicos considerados minoritários.

Em alguns momentos históricos críticos do desenvolvimento econômico aconteceu a união política do uso arbitrário do militarismo com forças políticas de exceção.

Tipicamente do regime fascista e do nazismo na Europa. Tais momentos possibilitaram, o surgimento dos referidos locais. Especificamente, o que pode ser considerado, os campos de concentração da Alemanha.

O mais discutido historicamente, um dos piores do mundo, localizado na Alemanha nazista de Hitler. Local de extermínio de milhões de judeus, ciganos, homossexuais e comunistas.

Todos eles foram usados a experimentos científicos violentos, uso de trabalho forçado, com crueldades repugnáveis, impensáveis ao Estado de Direito.

Tal acontecimento, ficou estabelecido, como holocausto. Uma grande tragédia humana, expugnável em todos aspectos em referência aos direitos humanos.

O que é lamentável, os campos de concentração, não é algo do passado, como se poderia imaginar. Pois ainda existem em maior ou menor intensidade em diversas partes do mundo, em conflitos atuais.

Muitos especialistas, sobretudo, dos direitos humanos, pode se considerar como campo de concentração a base militar, mantida pelos Estados Unidos em Guantánamo, em Cuba.

Local onde recebem prisioneiros suspeitos de práticas de terrorismo, sobretudo, das etnias árabes. Muitos deles presos sem provas cabais, sem julgamento em consonância com o Estado de Direito.

A prisão citada tem semelhança com os campos de concentração referidos historicamente. Tal é a crueldade estabelecida.

Os tratamentos dados aos presos, desconhecem qualquer prática civilizada e humanitária. Entretanto, ninguém no mundo atual institucionalizado por regimes democráticos reclamam de tais situações.

O que constitui em vergonha internacional. A humanidade no mundo contemporâneo transformou-se em uma civilização anti-humanitária, nenhum procedimento cruel sensibiliza a espécie sapiens.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 03/03/2015
Reeditado em 03/03/2015
Código do texto: T5156444
Classificação de conteúdo: seguro