A História Política do Nascimento da Etimologia Democracia.

A formação do povo grego resultou da miscigenação de quatro grandes povos indo europeus. Que são os Aqueus, Jônios, Eólios e Dórios.

O território grego no período homérico sofreu sucessivas invasões do ano 2000 antes de Cristo, a 1200 da mesma era.

Esses povos fundaram diversas cidades. Com efeito, a cultura grega antiga como hoje entendemos não é originalmente grega, como erradamente entendida. O helenismo é produto do mundo indo europeu.

O povo Aqueu fundou a cidade de Micenas, conquistou os cretenses, desenvolvendo a civilização creto-micênica.

Os Jônios fundaram a cidade de Atenas, posteriormente em direção a Ásia Menor, fundaram diversas cidades sendo as principais: Mileto, Éfeso, Esmirna.

Eólios, fundaram a cidade de Tebas, posteriormente integraram a civilização creto-micênica.

Os Dórios fundaram a cidade de Esparta, destruíram a civilização creto-micênica, provocou considerável destruição da vida urbana.

Mais tarde, poderosos militarmente, organizou a sociedade grega na forma de grupos tribais o que foi denominado de genos.

Eram povos seminômades, vagavam com seus rebanhos, por planícies e montanhas. Em um primeiro momento não se organizou em Estado. Entretanto, posteriormente, fundaram as Cidades, Estados, inimigas entre si.

O que é fundamental refletir, as diversas tribos regionalizadas, herdaram de algum modo, a estrutura política tribal do povo dório, as organizações das tribos, entendidas de genos.

Com os genos, o povo da sua tribo, formado por família de descendência comum, escolhia um chefe tribal, denominado de Patriarca. Adoravam o mesmo deus. Motivo pelo qual a Grécia não era constituída de um único deus.

Tinha estrutura política comunitária, a propriedade pertencia a todos, com os mesmos direitos. O verdadeiro socialismo.

Havia várias formações de genos, uniam por critério de parentesco, formando o que mais tarde, foi denominado de fratrias.

Portanto, podemos dizer que as fratrias constituíram em corporações de guerra, o que modernamente podemos chamar de exército.

A reunião de várias fratrias formava uma tribo, comandado por um chefe, cuja denominação recebida de basileu, que exercia as funções principais do poder: militar, religiosa, jurídica e política.

O que podemos dizer que a democracia, nasceu exatamente na Grécia. Com efeito, como fruto das Cidades, Estados, particularmente na cidade de Atenas.

A constituição do poder político, centralizado, como representação de todos os genos. A escolha então das figuras patriarcais, como representação dos genos.

O voto direto em cada comunidade à escolha do patriarca. Na constituição das Cidades, Estados, os patriarcas reunidos escolhiam um deles para ser o rei.

Como existia toda uma hierarquia participativa, cuja origem fundamental vinha do povo, que formava os genos.

Motivo pelo qual o nome de demo, língua indo europeia entendia se povo, posteriormente o mesmo significado em grego. Com efeito, aquele que tem poder para escolher as autoridades.

As junções das autoridades constituídas, os patriarcas, escolhiam então o novo governo, o que passou mais tarde ser denominado de autoridade máxima. Portanto, o chefe de todos os genos.

Essa estrutura política dos genos, tendo como base o povo, substância de fundamento da constituição do poder de uma Cidade, Estado.

A nova autoridade tendo poder, tal modelo exportado, para outras regiões europeias. Com a Revolução de 1789 na França, estabelecido o presidencialismo, contra o regime anterior fundamentado na figura do rei.

Desse modo, como era o povo que escolhia a nova autoridade no regime moderno, sendo a figura do presidente.

Na junção das duas etimologias, demo em grego, o povo que escolhe. O escolhido recebia a terminologia cracia, que significa poder de governar.

Palavra do de origem latina, fundando desse modo, o conceito utilizado hoje na política moderna democracia. Mas a história do conceito remonta as tribos, indo-europeias.

O que é mais interessante a respeito da fundação do poder centralizado, a criação do Estado. A ideia indo europeia, no mundo helênico, ao criar figurava do Estado pelo mecanismo da democracia.

Objetivava essencialmente garantir a propriedade coletiva dos genos. Ideia roubada pelo poder político, hoje juncada ao neoliberalismo, garantir a propriedade individual, o que não se fundamenta epistemologicamente, na fundação da etimologia do conceito da palavra democracia.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 25/01/2015
Código do texto: T5113422
Classificação de conteúdo: seguro