"Ensinamentos de Buda!"
Quando me sinto um pouco desiludida,um tanto amarga, recorro ao sumário que está em meus apontamentros.Esse sumário é de muita importância para refletirmos e acharmos soluções rápidas para aquilo que está nos perturbando.
Pouco após a sua Iluminação, o Buda ( “O Iluminado”) proferiu o seu primeiro discurso definindo a estrutura básica sobre a qual se baseariam todos os seus ensinamentos seguintes. Essa estrutura básica são as Quatro Nobres Verdades, quatro princípios fundamentais da natureza (Dhamma) que emergiram da avaliação honesta e profunda que o Buda fez da condição humana e que servem para definir toda a abrangência da prática Budista. Essas verdades não são afirmações de fé. São na verdade categorias nas quais podemos enquadrar nossa experiência de tal forma a criar condições para a Iluminação:
1. Dukkha: sofrimento, insatisfação, descontentamento, estresse;
2. A causa de dukkha: a causa dessa insatisfação é o desejo (tanha) pela sensualidade, pelo ser/existir e por não ser/existir;
3. A cessação de dukkha: o abandono desse desejo;
4. O caminho que leva à cessação de dukkha: o Nobre Caminho Óctuplo –entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta,modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta e concentração correta.Se ponderarmos realmente sobre as oito maneiras de atingirmos a iluminação.
O Buda baseou os seus ensinamentos em uma franca avaliação da nossa situação como seres humanos: existe insatisfação e sofrimento no mundo. Ninguém pode contestar esse fato. Se os ensinamentos do Buda parassem por aí, os seus ensinamentos poderiam de fato ser considerados pessimistas e a vida totalmente sem esperança. Porém, como um médico que prescreve o remédio para uma enfermidade, o Buda oferece a esperança (a Terceira Nobre Verdade) e a cura (a Quarta). Os ensinamentos do Buda portanto permitem ter um alto grau de otimismo em um mundo complexo, confuso e difícil