A CAPITAL LITERÁRIA DE SANTA CATARINA
II ENCONTRO CATARINENSE DE ESCRITORES MOVIMENTAM JOINVILLE

Elvis Lozeiko
Elvis@gazetasbvs.combr
A GAZETA de São Bento do Sul/SC


Foto: Donald Malschitzky

REGIÃO

A Capital Catarinense da literatura é Joinville pelo menos nestes dias 14 e a5, sexta-feira e sábado, ocasião em que o maior município de Santa Catarina sediará o II Encontro Catarinense de Escritores.
Promovido pela Associação Confraria das Letras, o  evento será realizado no Bom Jesus/Ielusc, com intensa programação.
Conforme o coordenador do encontro, o São-bentense Donald Malschitzky, os trabalhos concentram-se, ao longo do ano, na busca de palestrantes e de Ações culturais para todos os públicos.
Segundo Donald- que tem 6 livros publicados – cerca de 100 pessoas já se inscreveram e outras dezenas devem ser inscrever na hora.
A maior parte dos participantes é de Santa Catarina mesmo.
A programação inicia hoje, a partir das 18h30, o jornalista e escritor Paulo Markun vai falar sobre mídia e literatura.
Markun acaba de lançar um livro “Brado Retumbante”, que retrata o Golpe Militar de 1964 até o movimento “Diretas Já.
Nascido e São Paulo, em 1952, ele já foi finalista do Prêmio Jabuti por duas vezes – o mais importante do meio  literário nacional -, trabalhou nos principais jornais e emissoras de TV do País e, durante dez anos, apresentou o tradicional programa Roda Viva, até assumir a Presidência da Fundação Padre Anchieta, mantenedora das rádios e da TV Cultura.

PROGRAMAÇÃO
No sábado, a abertura dos trabalhos está marcada para 8 horas, com café para os participantes. Às 9 horas, inicia a palestra com o doutor em literatura e escritor goiano José Fernandes.
Ele vai trazer o tema “Literatura, criação e leitura”. José Fernandes é professor de literatura brasileira, crítico literário, poeta, cronista,contista,membro da Academia Goiana de Letras e União Brasileira de Escritores de Goiás.
O autor tem inúmeras obras publicadas. Depois haverá um momento musical e um momento especial para a apresentação de todas as associações e academias de literatura que se inscreveram previamente.
1As 10h45, será a vez de outro escritor e doutor em literatura, o catarinense Celestino Sachet, que abordará “A literatura catarinense contemporânea”. Professor, escritor e pesquisador,Celestino já atuou em várias áreas da cultura e da educação. Escreveu livros didáticos que foram usados por milhares de adolescentes. É autor de “Santa Catarina, 100 anos de História”,que foi levado à televisão. Foi também reitor da Universidade Estadual de Santa Catarina. Dos mais de 20 livros publicados até hoje, alguns são preciosos para a literatura produzida por autores que vivem em Santa Catarina, pois registram a história das letras catarinenses.

DIFICULDADES
A programação segue a partir das 13h30, com a presença de outro catarinense ilustre das letras, Carlos Henrique Schroeder. Ele já publicou diversos livros, entre contos, romances e poesia;também recentemente assinou contrato com a Editora Record para escrever dois livros.
Ele abordará “Sensini”: agruras e dificuldades do mercado editorial brasileiro e catarinense”.
À partir das 15 horas, os participantes do encontro terão um painel com o tema “Como driblar as pedras na literatura”.
Confirmaram presença Sueli Brandão, diretora do Instituto da Cultura e Educação e criadora da Feira do Livro de Joinville e de outras cidades; David Gonçalves, escritor e presidente da Associação Confraria das Letras; José Fernandes, escritor, professor e doutor em literatura, Jura Arruda, escritor e teatrólogo. O mediador do painel será o jornalista Salvador Neto.
O encerramento ocorrerá às 16horas, quando haverá um sarau literário com acompanhamento do músico Ananias Almeida. Ao final, haverá uma mensagem especial da associação a todos os participantes, seguida de coquetel de encerramento com a participação do Conservatório de Belas Artes de Joinville.


Foto: Maurélio Machado

PARTICIPAÇÃO SÃO-BENTENSE

O evento terá participação de são-bentenses. Maurélio Machado é um deles. Ele vai hoje mesmo, até mesmo para aproveitar a programação de outro evento em Joinville, a Festa das Flores.
No Encontro de Escritores, Maurélio assistirá à palestra de Paulo Markun  no primeiro dia – e acompanhará a programação de sábado. “É um evento muito interessante”, diz.
O são-bentense destaca os contatos e a troca de experiências que o encontro proporcionará.
Maurélio tem 68 anos, morador do Centro, tem vasta experiência na área literária. Apenas no site Recanto das Letras (
www.recantodsletras.com.br), são mais de 6,5 mil textos publicados e com mais de 1milhão e trezentas e trinta mil visitas registradas. Maurélio, além de diversas participações em Antologias tem três livros na praça, de poemas e contos, publicados via Editora Clube de Autores e Editora Bookess.
É membro da USBE- União São-Bentense de escritores, da Academia Parano-Catarinense de Letras e da Oficina de Poetas.