CORONEL AMANTINO FERREIRA MACIEL E A PRAÇA CENTRAL DE PIRANGA (MG)
A praça de Piranga ostenta o nome do referido coronel. Hexaneto de Antônio Alves Ferreira e Ana Cabral da Câmara, nasceu no dia 25 de agosto de 1877. Foi próspero fazendeiro em Guaraciaba e em Raul Soares. Em Piranga, foi grande comerciante e durante muitos anos chefiou a política do município de que foi Presidente da Câmara e operoso Agente executivo, re-eleito por duas vezes. O povo piranguense associa-lhe o nome às maiores obras públicas realizadas na cidade e no município, antes da “revolução” de 1930. Inteligente, autodidata, escrevia muito bem e era aplaudido orador. Casou-se com Regina Aguiar. Do casamento nasceram:
1. Cleveland Maciel. Bacharel pela faculdade de Direito de Minas Gerais. Trabalhou ao lado de Francisco Campos no Ministério da Justiça. Jornalista, foi redator da CIDADE DE PIRANGA, do Correio Mineiro, de Belo Horizonte, e de O Jornal, do Rio de Janeiro.
2. José Aguiar Maciel. Estudou na ESAV.
3. Amantino Maciel Filho. Farmacêutico.
4. Geraldo Maciel. Construiu algumas obras públicas, entre elas, a ponte sobre o rio Piranga, em Presidente Bernardes.
5. Maria Aparecida Maciel.
6. Walter Maciel.
7. Murilo Maciel.
8. Valdir Maciel.
9. Cyro Aguiar Maciel. Nasceu em 1920. Estudou no seminário de Mariana. Bacharel em Direito pela Universidade do Brasil, Rio de Janeiro. Exerceu a profissão na comarca eleitoral. Deputado, pertenceu ao extinto partido Republicano. Na Assembléia Legislativa, para a qual foi eleito e reeleito por diversas vezes, conseguiu que fosse mudado o nome indígena de Calambau para Presidente Bernardes, em 1953. Foi membro da ARENA e do PDS. A seu pedido, o governo do Estado liberou várias obras para a cidade de Piranga: pontes, prédios escolares, Estádio do Nacional Esporte Clube etc. Casou-se com sua prima, Iris Maciel de Carvalho.
10. Sebastião Ferreira Maciel. Técnico agrícola pela ESAV.
11. Teresinha Maciel. Pg. 343
Fonte: Pedro Maciel Vidigal. Os antepassados. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1980.