O Conceito do Poder Absolutista.

O absolutismo só poderá ser compreendido no Antigo Regime, analisado a partir de elementos básicos: o capitalismo comercial e a política mercantilista, a sociedade de ordens e o sistema colonial.

Portanto, o absolutismo deve ser entendido como a manifestação do poder político dentro do Antigo Regime.

O poder fundamenta-se pela autoridade absoluta na pessoa do soberano. A natureza do mesmo sustenta-se no fato do direito divino.

Havia-se um conflito permanente das ordens sociais: entre a nobreza, clero, em relação ao Terceiro Estado, no qual estava a burguesia, sendo que essa última, estava a mola propulsora da mudança do Antigo Regime, a criação do futuro Estado Moderno.

Não existiam de certo modo leis fundamentais a uma nação. O poder do rei não tinha limites. Apenas costumes religiosos, ligados a tradição religiosa.

Podemos dividir a realidade política de uma nação em dois momentos fundamentais. Em um primeiro plano podemos destacar simplesmente o absolutismo.

Em outro instante a relação do poder nobre, substanciado, na etimologia clássica de Despotismo Esclarecido.

O que era reformulado, em ultima instância, a compreensão aparente do antigo absolutismo do século XVIII.

A evolução política do absolutismo na Europa precisa ser entendida na perspectiva da formação das Monarquias Nacionais.

Logo no começo dos Tempos Modernos. Precisamos entender que a evolução do comportamento político absolutista, foi o resultado prático, da relação econômica entre as Monarquias Nacionais e o Terceiro Estado, ou seja, a burguesia nascente.

Foi no século XVI que absolutismo na Europa, foi se definindo em alguns países, entre os quais podemos citar: França, Inglaterra e Espanha. Tal mecanismo tardiamente, retardado por questões de ordem gerais, o que se entende por guerras religiosas.

Posteriormente, sobretudo na França, na figura da expressão máxima, no protótipo de rei absoluto, Luís XIV, o que formulado no século XVII.

Entretanto, no século XV, o absolutismo foi compreendido etimologicamente pela acepção política de Despotismo Esclarecido.

O que deve ser refletido, que os movimentos revolucionários liberais, contra o conservadorismo monárquico, por um lado, por outro em 1789, a Revolução Francesa.

O que significa, lentamente foi nascendo uma nova consciência política, em que não sustentava mais Monarquia europeia.

Era necessário o desaparecimento do Antigo Regime, os feudos já não eram mais a sustentação política do poder absolutista.

A morte do Antigo Regime estava próxima, as relações do segundo momento das Revoluções Comerciais, o comércio como fruto relativo da Revolução Industrial.

O nascimento do Estado Moderno, o que aconteceu em certos países na Europa, o que foi realizado com maior eficiência no século XIX.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 04/11/2014
Reeditado em 04/11/2014
Código do texto: T5022698
Classificação de conteúdo: seguro