DIA DOS PAIS, QUANDO E ONDE SURGIU?
Há quem diz que a data foi criada por uma filha para homenagear o pai. Muitos garantem que, em 1909, nos Estados Unidos, uma jovem portadora de grande admiração pelo seu pai, William Jackson Smart, um ex-combatente da guerra civil que perdeu sua esposa quando os seis filhos eram ainda bem pequenos, acabou tendo que criá-los sozinho e, por ter sido um pai muito dedicado, a filha Sonora Luise resolveu criar um dia dedicado aos pais. O interesse pela data difundiu-se desde a cidade de Spokane, onde moravam, para todo o estado de Washington até que, no ano de 1972, o então presidente americano Richard Nixon oficializou o Father’s Day, isto é, Dia do Pai. Daí em diante, a data tornou-se uma festa nacional.
Tradicionalmente, comemora-se o Father’s Day, nos Estados Unidos, em 19 de junho que geralmente coincide com o terceiro domingo de junho, data que marca o nascimento de William Jackson Smart.
Então, como nos Estados Unidos, na África do Sul, no México, no Canadá, na França, na Turquia, na Venezuela, dentre outros, a data ficou estabelecida para ser comemorada no terceiro domingo de junho.
Na Austrália e Nova Zelândia a comemoração acontece no primeiro domingo de setembro; na Rússia, no dia vinte e três de fevereiro; na Tailândia, no dia cinco de dezembro; e em Portugal e na Itália, o Dia dos Pais é comemorado no dia 19 de março, seguindo a tradição da Igreja Católica, que nessa data celebra São José, pai adotivo de Jesus Cristo e esposo de Maria, mãe de Jesus Cristo.
Em relação à criação da data no Brasil, foi recomendada, em 1953, por Roberto Marinho com o objetivo de incentivar as vendas do comércio e o Dia dos Pais aqui em nosso País é comemorado no segundo domingo de agosto, o que faz com que haja uma variação na data, caindo em dias diferentes.
Contudo, a institucionalização do Dia dos Pais pode não ser tão recente assim como muitos insistem em dizer, já que historiadores evocam a origem dessa data a Babilônia, quando um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão para desejar sorte, saúde e longa vida a seu pai, ou seja, o primeiro registro de homenagem a um pai surgiu na antiga Babilônia, há mais de quatro mil anos.
Independentemente do dia ou mês da celebração da data pelo mundo o sucesso da comemoração é gigantesco, movimenta muito o comércio, haja vista que é uma data em que os filhos oferecem presentes aos seus pais. Neste dia, os progenitores recebem atenção e carinho, tornando a data um dia diferente e muito especial para todos, mas o importante mesmo é que o filho reconheça o papel do pai no cotidiano, respeitando-o e sendo respeitado. Presentes materiais não são tão importantes quanto os sentimentos de respeito, afeto, consideração e carinho entre pais e filhos.