Para que trabalhamos

É preciso definir muito bem o que seja trabalho. Entende-se corriqueiramente que ele é um meio de ganharmos dinheiro com a finalidade de provermos nossas necessidades básicas. Isso não deixa de ser verdade, porém vai muito além disso a razão precípua de nos dedicarmos ao nosso trabalho.

Se trabalhar fosse apenas um meio de se ganhar dinheiro os considerados ricos e afortunados não deveriam mais estar trabalhando e sim usufruindo de tudo que a vida tem para oferecer em termos de lazer e comodidade já que possuem dinheiro de sobra para isso. Bastar-lhes-ia aplicar tudo que possuem em um plano de rendimentos e viver o resto de suas vidas sem outra preocupação além de como gastar melhor o dinheiro, já que nunca mais este lhes iria faltar um dia. Por aí vemos como a definição corriqueira de trabalho está longe de ser a correta e verdadeira.

Falando ainda dos ricos e milionários, são eles os que mais se dedicam de corpo e alma ao trabalho, pois entendem que é dali que extraem toda sua força e vitalidade. Trabalho significa vida. É, portanto a forma ideal de adquirirmos saúde e longevidade. Os ricos conhecem muito bem essa verdade, pois sabem que, se um dia pararem estarão mortos. Através do trabalho vivificamos o outro; damos em esforço e recebemos em amor, respeito e compreensão e, só então, em correspondente paga financeira.

Quem não procura entender por este lado a finalidade do trabalho e vive incentivando greves para aumentar o próprio salário, sem se preocupar se o empregador terá realmente condição de se submeter a esse tipo de exigência egoísta, precisa com urgência reavaliar seu modo de encarar a vida. Não trabalhamos para ganhar dinheiro, mas o contrário. Prova disso são os ricos que, após obterem o que achavam ser a sua necessidade imbuíram-se de um sentimento altruísta a ponto de repassarem parte de sua fortuna para causas que realmente melhoram a vida das outras pessoas.

Trabalho é, portanto, um maravilhoso presente de Deus para que possamos, com nossa saúde, fazermos nossa parte para um mundo melhor. É essa a conscientização que abre o caminho da riqueza e da prosperidade. Não existe alegria maior em trabalhar sabendo que alguém está se beneficiando com isto; somos uma peça importante e essencial de um grande relógio que pararia de funcionar caso não cumpríssemos eficientemente nossa parte para com o todo. O salário é uma consequência do nosso esforço e dedicação e não a finalidade primeira. O mundo tornar-se-á um paraíso na medida em que cada trabalhador agir imbuído desse espírito de colaboração mútua.

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 30/08/2014
Código do texto: T4943653
Classificação de conteúdo: seguro