FEIRA DA CULTURA EM SUA 18º EDIÇÃO EM CAPANEM
FEIRA DA CULTURA EM SUA 18 º EDIÇÃO EM CAPANEMA
Gostaria de dissertara sobre este evento que intitulei ao Norte. Mas preliminarmente é importante sabermos o significado da palavra cultura. O saudoso imortal da Academia Paraense de Letras, Ubiratan do Rosário, eminente professor da disciplina Cultura Brasileira, na cátedra da UFPa, nos anos setenta, em suas profícuas aulas da disciplina, nos lecionava que: cultura é tudo aquilo que não foi realizado por força da natureza, ou seja aquilo que não foi Deus fez: daí podemos dizer que cultura pode ser considerada como todo conhecimento, arte, crenças, leis, moral, costumes, hábitos e aptidões.
Porém, hodiernamente, o vocábulo cultura, tem uma conotação um pouco mais restrita, erroneamente pensamos que cultura tem apenas a ver com as nossas tradições e as manifestações artísticas, que apesar de serem cultura, não é só isso que é cultura.
O que dissemos em nosso preâmbulo, não é novidade para as pessoas que estão ligadas mais intrinsicamente com o tema, mas é plausível esta explicação, para uma informação mais abrangente, visto que estamos tratando de cultura no seu mais amplo sentido.
Destarte, queremos parabenizar em nome da Secretaria Municipal de Cultura de Capanema, a Prefeitura Municipal de Capanema, pela realização Feira da Cultura de Capanema, em sua 18º edição, ocorrida entre os dias 09 e 14 de junho de 2014, na Praça Moura Carvalho. Onde ocorreu tudo o que nós dissemos o que realmente é cultura, através de todas as suas Secretarias municipais, ali presentes, expuseram os conhecimentos de cada setor, fazendo explanação, apresentando vídeos etc.... Na feira propriamente dito, estavam a disposição dos que ali frequentaram, todo seguimento cultural, nas suas mais diversas matizes: desde culinária, música, dança, manifestações folclórica, literatura, artesanato e reciclagem de lixo ( pet que chamava muito a atenção) e etc. Alguém pode me questionar, e onde estava as leis. Eu respondo: a Guarda Municipal, a Polícia Militar, ali presente, representavam as leis.
Mas quero dizer também, que os organizadores do vento, estão de parabéns, por manter esta tradição, e ainda, conservando as nossas tradições e os nossos valores culturais, mormente por ter, pela segunda vez, convidado a ACLA, uma entidade voltada exclusivamente para o incremento da cultural de nossa região, a participar da Feira da Cultura, sendo que nesta edição, com um belíssimo estande naquela Feira. Onde foi visitada por várias pessoas das mais diversos Status sócias de nossa cidade, desde moradores da periferia até o ilustre prefeito municipal, acompanhado de sua primeira dama, prestigiando o Estande da ACLA, onde estavam expostas várias poesias e outras mostras de trabalhos de artes visuais e artesanais de seus artistas.
Capanema, 17 de junho de 2014.
Samuel Alencar da Silva.