"Atingindo a compaixão!"

Só através da compaixão,do procurar entrar no íntimno do outro é possível adquirir lentamente essa virtude tão difícil nos nossos dias, onde o gênero humano apenas se interessa pelos acontecimentos que estão abaixo do nariz,despreocupando-se com seu entorno e naqueles que ali habitam,lamentavelmente!Tudo seria diferente se todos possuíssem entrega verdadeira, fé sustentada, medos aniquilados e humildade profunda que preparam as criaturas humanas a continuar avançando rumo a Ascensão de sua alma e cristificação.

A compaixão é uma virtude preciosíssima para aqueles que avançam neste Sendero de lutas e batalhas, no descortinar de suas próprias mazelas e ignorâncias.

A palavra Compaixão tem origem latina. Compadecer é "sofrer com". Ter compaixão é a virtude de compartilhar o sofrimento do outro, o sofrimento esta aliado intrinsecamente com a ignorância, que caminham de mãos dadas com nossos desejos não alcançados, não correspondidos e por termos os nossos egos extremamente desenvolvidos e fortalecidos, porém ter compaixão não significa que você aprova as razões do sofrimento alheio. Exercer a Virtude da compaixão é não ter indiferença frente ao sofrimento do outro e sim aprender a amá-lo de forma totalmente incondicional, ensinando com serenidade, sabedoria e amor o caminho que rompe toda a ignorância e o sofrimento, é saber esperar o momento certo do amadurecimento de cada alma para assim elevá-la a um novo estagio de Ser e Saber.

Se existem trevas neste mundo é devido à existência da ignorância que paira sobre nossa realidade, a ignorância é o maior mal que se estabeleceu neste mundo e aqueles que comandam nosso mundo sabem que enquanto houver ignorância haverá escuridão e manipulação, porém não existe tempestade que dure para sempre nem tormenta que um dia não cesse, saiba amada alma peregrina que depois da tempestade sempre vem à bonança, esse é um sábio provérbio que a natureza nos ensina.

A Compaixão é fundamental para aqueles que seguem a partir deste momento no caminhar de seu despertar, devemos aprender a exercê-la para atravessarmos o próximo portal observando as mazelas deste mundo e as distorções impostas por uma “elite” minoritária, desprovida de compaixão para com toda a humanidade que sofre e agoniza pela ignorância dos “Poderosos” e, nos empenhar-mos para aliviar as dores causadas por ela.

Devemos então exercer a virtude da compaixão para com estas pessoas que cegamente espalham sofrimentos, escuridão e manipulação ao nosso povo e a nossa humanidade. A “elite” minoritária não percebe esse comportamento e acaba se tornando vitima inconsciente de sua própria manipulação e ignorância, a ela sofre e faz sofrer a população e ambas ficam presas em seus mecanismos, sejam estes financeiros e materiais ou emocionais e mentais. Essa prisão construída inconscientemente pela “elite” existe por não terem um grupo de sábios anciões que possam conduzi-la com amor e compaixão, então por este motivo ela se retro alimenta de sua cegueira e ignorância dando continuidade infinita nas distorções e ilusões que são as responsáveis nas construções do sofrimento.

Todos nós fazemos parte de um único corpo em ação, como podemos alimentar nosso corpo querendo que o alimento ingerido chegue somente a um braço ou a uma perna. A “elite” faz parte de um mesmo corpo planetário de uma mesma humanidade, uns compõe a cabeça, outros o tronco, outros os braços, outros as pernas e na soma de todos nos tornamos UM.

O UNI-VERSUS, a unidade versificada. Somos um único ser, Somos UM.

A humanidade se mutila porque seus indivíduos se esqueceram que todos nós somos um único universo em manifestação e em sincronismo total e perfeito, seja aqui na Terra ou em Marte, neste sistema planetário ou em todos os outros milhares de sistemas planetários que compõe nossa galáxia, seja em nossa galáxia ou em todas as outras dentro deste ou de outros universos. Sempre fomos UM.

Os egos e o egoísmo humano são os responsáveis por toda essa ganância e falso poder, por todas estas distorções.

Aqueles que detêm “poder” em suas mãos ainda não compreenderam a máxima da compaixão, são crianças imprudentes e despreparadas que brincam com a vida de seus semelhantes e se esquecem da responsabilidade que estão exercendo no mundo com cada alminha que aqui vive, cresce, se alimenta e evolui. Se esqueceram que todos nós fazemos parte de uma única família global, independentemente de suas raças, culturas, ou classes sociais.

Não devemos aceitar o atual comportamento da “elite” minoritária, mas sim exercer compaixão para com ela e atitude consciente para a mudança de nossa realidade, porém sem nunca se utilizar da violência, apenas se utilizar das virtudes da paciência e da sabedoria instruindo com amor e tolerância cada personalidade que exerce o poder em nosso tempo. O que faria uma professora ao ver uma falha de conduta em seu aluno? Por acaso ela o maltrataria ou o mataria por isso? É claro que não! Isto é insanidade total, ninguém deveria matar uma criança por ela ainda não saber se portar perante aquilo que a sociedade acredita ser o ideal, e sim instruí-la pacientemente, assim devemos agir com as “elites” e com todas as pessoas e nações do mundo.

A compaixão deve estar nos olhos e na alma de todos os iniciados que aspiram se elevarem para além das limitações do Corpo, dos sentimentos e da mente humana, ela deve permear tudo na vida de um aprendiz caminhante e aspirante ao conhecimento transcendental, desde as pequenas coisas até os grandes acontecimentos de nossa vida ou de nossa humanidade.

Muitas vezes observando as pessoas ao nosso redor se expressarem de forma limitada ou equivocada, quando não temos um trabalho serio no estudo de si mesmo e de atenção plena aos nossos sentimentos, pensamentos e comportamentos, acabamos nos confrontando e querendo mostrar a ferro e fogo nosso ponto de vista, achando que estamos corretos e que aquela pessoa esta errada, isso gera um desgaste emocional e mental muito grande, o que nos faz perder uma enorme quantidade de material psíquico e emocional, que nos fará falta mais avante na construção de nossos corpos solares, o Astral superior e o Mental superior.

Esse comportamento de querer expressar nosso ponto de vista a ferro e fogo acontece devido a não termos a sensibilidade de somente observar e exercer a virtude da compaixão, aqui somos mais dignos de receber a compaixão dos mestres do que saber exercê-la serenamente para com todos os nossos semelhantes.

Se pudermos entender que hoje essa pessoa que se expressa de forma limitada ou até às vezes equivocada esta em um determinado estagio de compreensão, e conforme ela for se elevando e avançando, também irá se elevando e avançando seu grau de percepção e expansão de sua consciência, isso fará com que ela inevitavelmente compreenda sua ignorância, derrube os obstáculos que a prende e a amarra e supere a velha forma de ser e pensar para um novo estagio de ser e saber mais profundos dentro em seu universo interno e psicológico, e fora no universo externo das formas ilusórias e passageiras de Maya que é a grande ilusão.

Então querida alma que ousou levantar os finos véus de seu caminhar interno e oculto, compreender e exercer profundamente a verdadeira compaixão é se importar em dar o tipo certo de auxílio para quem precisa de apoio, sem criar dependências e sem interferir em suas escolhas, é saber o momento certo que cada alma tem para o seu amadurecer, continuando assim seu caminho de elevação moral e espiritual, é não se tornar indiferente frente ao sofrimento de nosso irmão e sim auxiliá-lo na superação de si mesmo, é não sentir piedade, pois a piedade só aumenta a tristeza e a infelicidade daquele que a sente.

Compaixão é um nobre sentimento que deve ser aprimorado constantemente por toda a eternidade e existência de nosso ser, existe a compaixão dos homens, a compaixão dos Budas, a compaixão dos Mestres, a compaixão dos Anjos e suas hierarquias celestiais, a compaixão dos Deuses e a grande compaixão eterna da Luz Imanifesta que tudo gerou, gestou e deu vida para que aqui estivéssemos aprendendo e ensinando.
Maria Augusta da Silva Caliari e Pesquisa via Google-Internet-Forum Espirita.net
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 27/06/2014
Reeditado em 08/12/2015
Código do texto: T4860909
Classificação de conteúdo: seguro