Explicação a respeito da fé sunita no islamismo.

Explicação a respeito da fé sunita no islamismo.

O islamismo é uma das maiores religiões do mundo, sobretudo, no Oriente Médio, tem como fundador Maomé, a religião hoje se define pelos grandes sucessores do seu fundador.

Como existem diversos sucessores, o islamismo se divide por correntes exegéticas, ou seja, de fundamentos não semelhantes em alguns aspectos. São diversas tendências, entretanto, as principais, no seu sentido numérico são as descritas aqui.

Na atualidade podemos entender o islamismo em duas principais correntes, sendo ambas muito influentes, no mundo árabe e também politicamente para os povos que seguem o islamismo.

Uma das tendências denomina se pela interpretação dos povos Xiitas, a outra, sunitas, sendo que a última tem como adeptos a grande maioria dos povos islâmicos, motivo pelo qual é a mais influente politicamente.

A composição política da democracia árabe é uma formatação representativa das diversas tendências religiosas do islamismo, tendo maior poder constituído no Estado político a tendência numericamente superior.

Provocando naturalmente grandes conflitos por motivos das diversidades exegéticas, dada aos caminhos interpretativos da religião, formando desse modo as forças políticas da constituição do Estado.

Sendo que em muitas regiões do mundo árabe, o conflito é religioso e culturalmente, refere-se ao mundo étnico, a solução não esta na própria política, mas nas diferenças culturais interpretativas da fé islâmica.

Um dos principais fundadores dos povos sunitas corresponde à figura da pessoa de Abu Bakr, tido como um dos grandes sucessores de Maomé.

Para os sunitas além da importância do Corão, como o grande livro sagrado, inspirado diretamente por Deus ao grande profeta Maomé. Portanto, livro inquestionável do ponto de vista das suas verdades reveladas.

Os sunitas consideram também de suma importância outro livro, a Sunna é considerada de conteúdo sagrado.

Constitui em uma coleção de livros que reúnem procedimentos a respeito da vida de Maomé.

Sunna, é um livro para o sunita tão importante quanto é o Corão, serve como orientação de vida para os povos sunitas.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 11/04/2014
Código do texto: T4764686
Classificação de conteúdo: seguro