Os covardes e medrosos: VOLTEM!

Nos tempos modernos, em que tudo gira em torno de insegurança, medo que permeia a sociedade, se pararmos para pensar nas ciladas que podem nos acometer, nos perigos que, de forma iminente corremos pelo simples fato de colocarmos os pés fora dos nossos lares, vamos ficando eufóricos, psicóticos, neuróticos e até com pânico.

Não raro, encontro pessoas acometidas de tão terrível mal. Estão enclausuradas em suas casas, não têm mais desejo de sair, dar uma volta, contemplar o horizonte, observar o mar, apreciar a beleza das plantas, dar um rolé ou até um rolezinho, quem sabe...

No entanto, contaminadas pelo vírus do medo que as devora, ficam inertes, entediadas e quando alguém chega perto, o assunto que sempre vem à baila é: a insegurança pública a que a sociedade, num cômputo geral é vitimada.

Sem querer desprezar nem menosprezar o tédio nem a dor, muito menos o medo de pessoas assim, mas, cá entre nós, se nos focarmos nessas coisas, nestes fatos que rotineiramente nos cercam, ficaremos doentes. Doentes de um mal crônico, precisando de acompanhamento médico, psicológico, psiquiátrico e sabe Deus do que mais.

Antenada e com a cabeça cheia de Bíblia 24 horas por dia, graças a Deus por isto, logo me chega à mente a história que o mundo não conhece. A mídia não divulga e o povo não se interessa em aprender.

Consta nas Santas Letras, a história de Gideão.

Está escrito lá no livro de Juízes no capítulo 6 em diante. Em breve relato a história narra que Gideão e seu povo (Israel) era oprimido pelos midianitas (nação opressora), pois naquele tempo não havia um juiz para governar o povo que estava sendo severamente oprimido.

Deus fala então com Gideão e diz: O Senhor é contigo, varão valoroso! Através de ti, livrarei meu povo das mãos dos midianitas.

Ora, Gideão era de uma família pobre daquela região e ainda assim questionou a Deus dizendo:Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém agora o SENHOR nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas.

Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?”

Interessante registrar neste artigo, que o povo de Deus plantava, mas quem semeava eram seus opressores.

Os israelitas tinham que esconder seus trigos por causa dos inimigos, pois se descobrissem que eles tinham algo, viram saquear, confiscar.

Gideão, então levanta um exército de 32 mil homens para ajudá-lo na batalha contra os Midianitas. Deus acha muito o povo que com ele está e dá mais uma ordenança: Muito é o povo que está contigo, para eu dar aos midianitas em sua mão; a fim de que Israel não se glorie contra mim, dizendo: A minha mão me livrou.

Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: QUEM FOR COVARDE E MEDROSO, VOLTE!

E assim, voltaram 22 mil. Ficaram, portanto, 10 mil homens.

E disse o Senhor a Gideão: Ainda há muito povo; faze-os descer às águas, e ali os provarei; e será que, daquele de que eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém de todo aquele, de que eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá.

E fez descer o povo às águas. Então o Senhor disse a Gideão: -Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber.

E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber as águas.

E disse o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam as águas vos livrarei, e darei os midianitas na tua mão; portanto, todos os demais se retirem, cada um ao seu lugar.

Sintetizando: O que outrora computava cerca de 32 mil homens, reduziram-se a apenas 300.

Com estes trezentos homens o Senhor pelejou contra os Midianitas e o povo de Deus foi vencedor.

Voltando ao nosso tema, sempre que estou temerosa de alguma coisa, falo para mim mesma: Os covardes e medrosos, voltem! Deus não se agrada de covardes, muito menos de medrosos! Ele conta com homens e mulheres corajosos, valorosos, firmes, fiéis, leais.

Trazendo para nossos dias, não deixe que as muitas vicissitudes da vida venha a lhes tornar um covarde ou medroso na esfera secular, mas erga as tochas acesas igual a Gideão, busque forças sobrenaturais e divinas e não se deixe contaminar pelos medos e assombros impostos por uma mundo corrompido, mau e perverso que vivemos.

Permita-se, seja livre, pleno e feliz.

Deixe que este "Trio" faça parte da sua vida:Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo!

Bibliografia:

Bíblia Sagrada

Livro de Juízes - cap 6 e 7.

Fátima Burégio
Enviado por Fátima Burégio em 24/03/2014
Reeditado em 24/03/2014
Código do texto: T4741897
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.