BAIXEM A CRISTA PARA O NORDESTINO

Um pouco de História atual. Será que informam isto nas escolas?

Luciana Carrero

Vejo brasileiros falando mal, numa campanha de ódio contra esta região empreendedora do país, e seu povo, que é parte da nossa nação, os quais merecem respeito e reconhecimento. Isto ocorre principalmente nas Redes Sociais e numa determinada facção da imprensa. Eles dizem que o nordeste é o atraso do país; que causa prejuízos, que deveria ser destruído, que o nordestino é um povo prejudicial. Quem depõe contra o nordeste são brasileiros inimigos do Brasil.

Para mim é motivo de grande desespero, e tristeza imensa, ver o quanto a ignorância e o preconceito se alastram, numa cruel injustiça a este pedaço precioso do nosso país, e os valorosos habitantes da região, nossos irmãos brasileiros. Não posso fazer nada, a não ser escrever e mostrar que a realidade não é esta. Vejam, a seguir, um pequeno e sucinto relatório do que realmente é o nordeste. E tirem suas conclusões.

A Região Nordeste do Brasil é formada pelos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. É a terceira maior economia do país, depois da Sudeste e da Sul. Apresentou o maior crescimento nos últimos anos, com o PIB 3% maior que o triplo da média brasileira. Com aproximadamente cinquenta milhões de habitantes, representa 25% da população do Brasil. Sua atividade econômica gira em torno da agricultura, pesca, extrativismo vegetal, mineral, indústria, comércio, e atividades turísticas.

NA AGRICULTURA, destaca-se na produção de cana de açúcar, açúcar e etanol.

Teve importante participação na formação do Brasil, como maior produtora de açúcar do mundo, nos séculos XVI e XVII.

A cultura do milho, feijão, café, mandioca, coco, castanha de caju, banana, sisal e algodão, predomina em diversos estados do nordeste. Grandes planícies fluviais são o cenário adequado e bastante aproveitado para a cultura do arroz. No sul do Maranhão e no Piauí, se desenvolve a cultura do soja. A Bahia é o segundo produtor nacional de laranja e algodão do país e se destaca, também, na produção do soja. A cultura do algodão é desenvolvida no Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba, onde é produzido o algodão naturalmente colorido.

A FRUTICULTURA irrigada, é desenvolvida no Vale do Rio Açu, no RN, com extensa produção de melão e melancia. E no Vale Médio do rio São Francisco, no Sertão, são produzidas uva, manga, melão, abacaxi, mamão. Esta produção é toda vendida no mercado interno, e exportada, através do aeroporto internacional de Petrolina, para o mundo.

DO EXTRATIVISMO vegetal e mineral, provém os seguintes destaques: Pernambuco é responsável por 95% da produção brasileira de gesso; Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará, na produção de petróleo e gás natural. Está localizada, na Bahia uma plataforma continental do petróleo; O Rio Grande do Norte produz 95% do sal marinho do Brasil; O Nordeste possui jazidas de granito, pedras preciosas e semi-preciosas. A mina de Itatiaia, em Santa Quitéria, no Ceará, possui uma das maiores reservas de urânio do mundo; O babaçu e a carnaúba são importantes cultivos que fornecem matéria prima vital para a indústria de alimentos, e outras.

NA INDÚSTRIA, a Região Nordeste vive intenso processo de desenvolvimento. O Complexo Industrial Portuário de Suape, localizado na cidade de Ipojuca, em Pernambuco, a 40 km ao sul da cidade de Recife, é um dos principais polos de investimentos do país. São mais de 120 empresas instaladas, entre elas, a Refinaria Abreu e Lima, o Estaleiro Atlântico Sul, a Petrobras Distribuidora S/A, a Shell do Brasil S/A, a Arcor do Brasil Ltda, a Bunge Alimentos, etc.

O POLO AUTOMOTIVO de Pernambuco, localizado na Mata Norte do estado, recebe a instalação da fábrica da Fiat. Ao redor do Recife, na Região Metropolitana, estão instaladas indústrias mecânicas, de papel, alimentos, cimento, têxtil, material elétrico; O Polo Petroquímico de Camaçari tem mais de 90 empresas químicas e petroquímicas instaladas. Em Mataripe, na Bahia está instalada a refinaria de petróleo Landulpho Alves. Fortaleza constitui um centro industrial nos setores têxtil, alimentar, de calçados e de confecção de roupas; A Rota do Vinho, no Vale do Rio São Francisco, com sete vinícolas instaladas em: Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande, todas em Pernambuco e Juazeiro. A Bahia concentra um polo industrial e turístico, com toda a infraestrutura para os visitantes.

TURISMO: A atividade turística do Nordeste é um fator importante para a economia da região, que concentra grandes áreas repletas de belezas naturais com extenso litoral, praias de águas quentes e cristalinas; O Arquipélago de Fernando de Noronha (PE), paraíso ecológico; o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, os Canyons do Rio São Francisco.

PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE estão localizados na Região Nordeste as cidades históricas, Olinda (PE), São Luís (MA) e Salvador(BA). A cidade de João Pessoa guarda construções barrocas do século XVI. O centro histórico do Recife concentra um grande número de construções históricas. O teatro de Nova Jerusalém (PE), o maior teatro ao ar livre do mundo, já levou para a região mais de três milhões de pessoas.

Precisamos respeitar o nordeste. O Brasil não pode viver sem esta importante região.

Próximo artigo: A Transposição do Rio São Francisco