É caro o preço de um livro?
 
     Quanto custa um livro? Pois bem, se formos comparar o salario mínimo e preço médio de um livro ele corresponde mais ou menos 5% do salário. No entanto, se formos analisar o preço de um livro em relação a tantos outros gastos que se tem com diversão, cultura pode observar que não é tanto assim, pelo custo da produção de um livro, impostos e margem de comercialização.

     Vejamos um exemplo, hoje um show de cantor popular que esteja ou não em evidencia o ingresso em media  custa o preço de um livro ou vários livros, e lembrando, que um show a duração é de 1 hora e meia no máximo. Ou seja, um livro, uma vez comprado é para a vida inteira tendo cuidado e ainda além do que, como varias outras artes o livro é cultura e proporciona um lazer que além de ser prazeroso instrui.

     Para se publicar um livro há um gasto com papel, tinta, funcionários, impostos, revisão, enfim, uma gama de custos e ainda há o mais caro de todos, no entanto, o que menos se dá valor que é a inspiração do autor, pois este custo não tem preço, mas que na publicação de um livro não é levado em consideração. Já paramos para analisar este aspecto! Ou seja, quando se compra um livro você paga o custo do livro e a porcentagem mercadológica do produto.

     Se formos analisar o aspecto da importância do livro em termos de lazer, de cultura, de formação individual e profissional, autoajuda o livro é essencial para o ser humano, como o alimento, pois, o livro é um alimento fundamento para o desenvolvimento do ser humano. A literatura se destaca entre todas as demais artes, até porque, muitas outras expressões artísticas são derivadas da literatura.

      É impossível imaginar um país sem livros, talvez seja analisando este aspecto tão importante que Monteiro Lobato refere ao livro à famosa frase “Uma Nação de faz de homens e livros”. É possível imaginar uma sociedade sem livros?

     Enfim, ainda que saibamos que o poder aquisitivo de renda do brasileiro é pouco, diante a importância do livro e tantos custos que o brasileiro tem com outros gastos com a cultura, que também são essências para o cidadão, o livro é fundamental e seu valor é irrelevante diante a sua importância.  
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 13/02/2014
Reeditado em 13/02/2014
Código do texto: T4689590
Classificação de conteúdo: seguro