O Dia Nacional de Ação de Graças
O dia Nacional de Ação de Graças
O dia nacional de Ação de Graças foi instituído no Brasil através da Lei nº 787 de 27 de agosto de 1947 no governo do presidente Gaspar Dutra por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, entusiasmado com as comemorações que vira em 1909, na Catedral de São Patrício, quando embaixador em Washington. Em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração de Ação de Graças se daria na quarta quinta-feira de novembro.
A origem desta comemoração é americana e canadense. Nos Estados Unidos e no Canadá, o (Thanks giving Day), é observado como um dia de gratidão a Deus por todas as bençãos recebidas durante o ano. È um feriado, comemorado com muitos agradecimentos e orações.
A primeira comemoração desta data ocorreu em 1621, em Plymouth, por alguns colonos que para celebrar a boa colheita dos anos anteriores. Comemoraram com mesas ao ar livre, mataram patos, perus, e ofereceram também milho e peixe. Alguns índios também participaram deste festival. Durante muitos anos essa data foi comemorada, informalmente, até que em 1863, o então presidente Abraham Lincoln, o declarou como feriado a ser comemorada na quarta quinta feira de novembro.
Anos mais tarde, ao enfrentar a recesão o presidente Franklin Roosevelt, com a intenção de aumentar as vendas para o Natal, declara que o feriado deveria ser comemorado na terceira quinta-feira de Novembro. Alguns estados não adotaram a pratica e ficou uma verdadeira confusão. Alguns comemoravam na terceira quinta-feira de novembro e outros comemoravam na quarta quinta-feira de novembro. Como a declaração do presidente não era mandatória, e 22 dos 23 estados não adotaram a medida. O Congresso Nacional resolveu o impasse e o dia Nacional de Ação de Graças continuou a ser comemorado na quarta quinta-feira de Novembro.
Tanto nos Estados Unidos como no Canadá nesta data é costume neste dia as pessoas se reunirem em família. Fazem grandes reuniões e jantares familiares. O prato principal do dia de Ação de Graças é o peru, os “cookies” também são muito tradicionais nessa data.
No Brasil esta data é lembrada por aquelese de origem americana, por diversas denominações Cristãs Protestantes, como a Igreja Luterana IELB (de origem americana), a Igreja Presbiteriana, a Igreja Batista, a Igreja Metodista, universidades confessionais metodistas e cursos de inglês. Também celebram igrejas evangélicas como a Igreja do Evangelho Quadrangular e algumas das Assembleias de Deus.