BRINCADEIRAS DA MINHA INFÂNCIA.
Chagaspires.
Quando nos juntávamos á noite para brincar na rua, lá pelos anos cinquenta; meninos e meninas estavam sempre juntos.
Se elas brincavam de boneca; nós os meninos éramos sempre o pai da família, ou o doutor, e elas as mães.
Havia vários tipos de brincadeiras: Queimado, Você me quer; Garrafão, Pegar soltou, Do anel, de Esconde- esconde; e tantas outras que faziam esse entrelaçamento e por onde muitas vezes começou um pequeno namoro que se tornou em casamento.
Queimado: era uma brincadeira de jogar a bola uns nos outros, e aquele que fosse acertado, saia da brincadeira até só ficar uma única criança que seria a vencedor.
Você me quer: As meninas ficavam sentada na calçada, e os meninos em pé. Eles passavam perguntando a elas; “Você me quer?”, se alguma menina dissesse sim, então o casal sai junto e esperava pelo resultado final. A quantidade de meninas era menor, de forma que sempre sobrava um que seria o viúvo, ou vice-versa, no caso das meninas perguntarem.
Quase nunca fui o viúvo, pois sempre havia uma menina gordinha e bonitinha chamada Maria Rita, que me escolhia, e eu a escolhia também. Nunca mais vi a Maria Rita, espero que ela tenha encontrado alguém a sua altura, pois era uma excelente menina.
Garrafão: riscávamos no chão (pois a rua era de areia ou barro), um quadrado com uma entrada parecendo uma garrafa grande; um dos meninos ou meninas ficava do lado de dentro enquanto os outros pulando em uma perna só , saltavam para dentro do garrafão tentando enganar o pega. Aquele que fosse pego, ficava esperando que a brincadeira termina-se até que não sobrasse ninguém.
Não havia aquela apelação sexual tão comum nos dias de hoje, pois a educação dos nossos pais garantia um controle mais rígido de que nos dias atuais.(claro que para toda regra existe algumas exceções)
Não era porque não houvesse apelação sexual.Era por conta da educação doméstica onde nossos pais (principalmente as mães) estavam atentos a tudo o que acontecia, e não haviam tanto progresso,que sem dúvida nenhuma se faz necessário , porém poderá trazer consequências desastrosas.
Aquelas antigas brincadeiras moram no passado.
As crianças atuais preferem o computador, os jogos online, o telefone celular,a televisão, e os Plays da vida, etc..
Se não colocarmos limites em nossos filhos e netos, com certeza poderemos ter um surpresa desagradável; incluindo estupro, mortes, e outras violências perpetradas por humanos que estão agindo como animais irracionais em fúria.