O GENERAL ABREU E LIMA.
Chagaspires
Hoje ao passar pela Av. Cruz Cabugá, vislumbrei a cruz que está sobre o sepulcro do General Abreu e Lima, que se encontra enterrado no Cemitério dos Ingleses no bairro de Santo Amaro aqui no Recife.
José Inácio de Abreu e Lima nasceu em seis de abril de 1794, aqui no Recife, e era filho do Padre João Roma, ex-sacerdote que abandonou a batina para casar-se.
João Roma foi executado na Bahia por ter participado da revolução Pernambucana de 1817.
O castigo imposto pela coroa Portuguesa ao pai,atingiu o filho do condenado pelo crime de lesa-majestade.
Sendo um militar no início de carreira, a execução de seu pai em tais circunstâncias, vedou sua ascensão no exército brasileiro.
Incorporou-se então no exército de Simon Bolívar com a patente de capitão, e participou da libertação da Venezuela e Colômbia.
Tempos depois volta ao Brasil, e em 1844 retorna a Pernambuco.
Foi preso em 1848 sob a acusação de ter participado da Revolução Praieira,e posteriormente foi anistiado pelo governo imperial.
Dedicou-se dai por diante a literatura escrevendo vários livros de cunho socialista. Também escreveu para alguns jornais da época entre eles o Diário de Pernambuco, Diário Novo, e Barca de São Pedro.
Por causa de seus ideais de liberdade religiosa, e por ter sido maçom, o então Bispo Dom Francisco Cardoso Aires não autorizou seu sepultamento no cemitério de Santo Amaro, sendo o famoso General sepultado no Cemitério dos Ingleses.
Sua história contém muitas outras participações que nos empolgam e fascinam.
O General José Inácio de Abreu e Lima foi um dos líderes da Libertação da América hispânica, e seu nome foi dado a uma das cidades importantes do grande Recife; a cidade de Abreu e Lima.
OBS. Pesquisa feita através de meus conhecimentos, e da internet.