Jesus não impediu que uma “adúltera” fosse apedrejada
Na pagina nº 348 do Codex Sangallensis, que foi escrito em torno do ano 900, tem um espaço em branco onde deveria haver a história da Mulher adultera, “relatado” por João em 8:11.
Nesse Codex o texto termina em João 7:53, estando ausentes os versos 8-11, assim como, ocorre em outros antigos relatos, como o Codex W/032.
A máxima existente em Mateus 7, Não julgueis, para que não sejais julgados, pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão...
É só uma forma subliminar de fazer crer que agora viveríamos sob a autoridade de Cristo, e não mais sobre a tutela dos antigos costumes judeus.
Como no caso de adultério a Lei de Moisés obrigava que os 2 adúlteros (a mulher e o amante), fossem levados a um Tribunal, e questionados pelos juízes...
O que segundo o relato, não foi feito; ao invés do que seria o certo, trouxeram somente a mulher, e questionaram o que fazer a um individuo sem a autoridade legal para decidir (Yesus).
Uma análise mais atenta desqualifica a veracidade do relato, em tela, pois pela Lei judaica esse causo nunca poderia ter acontecido da forma como é mostrado.
No apedrejamento do casal flagrado em adultério, o marido seria o primeiro a apedrejar os adúlteros.
Pois "Se um homem for encontrado deitado com MULHER que tenha marido morrerão ambos, o homem que tiver se deitado com a MULHER, e a MULHER.” (Deut 22:22).
O “Novo Testamento” fez de conta que os fariseus estariam tentando descobrir qual seria a resposta de Yesus, e maliciosamente trouxeram até Yesus uma mulher chamada Maria Madalena que fora apanhada em adultério, e que teriam perguntaram a Yesus se ele concordava que a Lei de Moisés fosse cumprida?
Mas mesmo a personagem Jesus devendo dar o exemplo de que a Lei é dura, mas precisa ser cumprida.
Jesus teria preferido cometer uma apostasia e mostrar que qualquer um tem autoridade para censurar alguma Lei, ainda que supostamente feita por Moisés, desde que se tenha razão.
Na própria Bíblia, tanto o Davi como a Betsabá não foram apedrejados por cometerem adultério...
Além de não haver base histórica ou mesmo evangélica para confirmar que a Maria Madalena, e a chamada “mulher adúltera” sejam a mesma pessoa...
Também NÃO ACONTECEU a “didática” cena onde Jesus salva uma mulher adúltera de ser apedrejada...
Também NÃO ACONTECEU a “didática” cena onde Jesus salva uma mulher adúltera de ser apedrejada...
Tanto nos manuscritos mais antigos de João, como nos Codex Sinaiticus, e o Novo testamento do Codex Vaticanu, não existe o causo da MULHER ADULTERA; pois a Pericope do “ATIRE A PRIMEIRA PEDRA QUEM NUNCA PECOU” foi inventada quando foram anexados desenhos a Bíblia do Rei Jaime I.
Na pagina nº 348 do Codex Sangallensis, que foi escrito em torno do ano 900, tem um espaço em branco onde deveria haver a história da Mulher adultera, “relatado” por João em 8:11.
Nesse Codex o texto termina em João 7:53, estando ausentes os versos 8-11, assim como, ocorre em outros antigos relatos, como o Codex W/032.
A máxima existente em Mateus 7, Não julgueis, para que não sejais julgados, pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão...
É só uma forma subliminar de fazer crer que agora viveríamos sob a autoridade de Cristo, e não mais sobre a tutela dos antigos costumes judeus.
Como no caso de adultério a Lei de Moisés obrigava que os 2 adúlteros (a mulher e o amante), fossem levados a um Tribunal, e questionados pelos juízes...
O que segundo o relato, não foi feito; ao invés do que seria o certo, trouxeram somente a mulher, e questionaram o que fazer a um individuo sem a autoridade legal para decidir (Yesus).
Uma análise mais atenta desqualifica a veracidade do relato, em tela, pois pela Lei judaica esse causo nunca poderia ter acontecido da forma como é mostrado.
No apedrejamento do casal flagrado em adultério, o marido seria o primeiro a apedrejar os adúlteros.
Pois "Se um homem for encontrado deitado com MULHER que tenha marido morrerão ambos, o homem que tiver se deitado com a MULHER, e a MULHER.” (Deut 22:22).
O “Novo Testamento” fez de conta que os fariseus estariam tentando descobrir qual seria a resposta de Yesus, e maliciosamente trouxeram até Yesus uma mulher chamada Maria Madalena que fora apanhada em adultério, e que teriam perguntaram a Yesus se ele concordava que a Lei de Moisés fosse cumprida?
Mas mesmo a personagem Jesus devendo dar o exemplo de que a Lei é dura, mas precisa ser cumprida.
Jesus teria preferido cometer uma apostasia e mostrar que qualquer um tem autoridade para censurar alguma Lei, ainda que supostamente feita por Moisés, desde que se tenha razão.
E já que Yesus não teria pecado, por que ele próprio não atirou a primeira pedra?
Na própria Bíblia, tanto o Davi como a Betsabá não foram apedrejados por cometerem adultério...