CONTOS TRADICIONAIS
Abrir um livro de contos tradicionais é como abrir um baú de lembranças da infância, de relatos primordiais que fazemos questão de contar para nossas crianças desde bem pequenas, para que também possam iniciar sua viagem pela literatura.
A origem desses contos, como a de muitos textos literários, é oral e de uma época indefinida, quando homens e mulheres se reuniam ao redor de uma fogueira para escutar histórias que os transportavam para um lugar onde tudo podia acontecer.
Há registros de que o faraó Queóps, construtor da grande pirâmide do Egito, adorava contos de fadas e que narrativas dessa época ainda hoje ressurgem em versões que conhecemos.
Manter novas gerações em contato com esses textos contribui para perpetuar a tradição de contar histórias que encantam por seus personagens, aventuras e ambientes e garante a transmissão dos enredos de diferentes culturas, que fazem parte do imaginário de tantos povos há séculos.
O grande leque de temas, personagens, tramas, ambientes, objetos mágicos, seres fantásticos é característico desses contos.
Neles encontramos príncipes, princesas, castelos, bruxas,animais falantes, animais encantados, magia, encantamentos, desejos, poderes sobrenaturais, sábios, transformações, capacidade de voar, visões, espertezas, palavras mágicas ou temas que ajudam o leitor a mergulhar no que há de mais complexo na humanidade. Esse mergulho que pode acontecer por meio da observação de personagens que representam um tipo humano, por exemplo, sujeito astuto, que usa a esperteza para ir contra as injustiças cometidas pelos poderosos.
Encontramos esse personagem em contos tradicionais da Europa e do Oriente. Na literatura brasileira, quem representa muito bem esse perfil é o Pedro Malasartes, o caipira que encontrou lugar em nossa cultura e faz parte de muitas histórias populares.
No livro Histórias à brasileira - Pedro Malasartes e outras, as narrativas são recontadas de forma primorosa por Ana Maria Machado, que resgatou da memória as histórias dessa personagem escutadas em sua infância e compartilhou conosco alguns contos, como Pedro Malasartes e a sopa de pedra Outro personagem famoso dos contos populares é Nasrudim.
Conhecer essas personagens e saber de sua universalidade é essencial para a formação do leitor.
Caderno de Leituras - Orientações para o trabalho em sala de aula - Companhia das Letrinhas.