Feira do Livro em todos os municípios 
 
Quando iniciei meus trabalhos literários, o que me entristeceu, foi deparar com a triste realidade brasileira que é a falta de vendas de livros no Brasil e, procurando entender o porquê disto, percebi que um dos fatores desta baixa venda é o desconhecimento por parte população como um todo dos autores brasileiros. Neste sentido, vejo que há necessidade de uma revolução literária em nosso País e um dos eixos que deve ser trabalhado é a criação de politicas públicas ou de iniciativa privada ou ainda, parcerias entre ambos para que a literatura brasileira bem como os escritores e poetas brasileiros sejam mais conhecidos pela sociedade de um modo geral. 

No Brasil constatamos que há poucos eventos de Feira do Livro, alguns que há ocorrem nas grandes metrópoles, capitais ou em algumas cidades onde a feira do livro tornou-se um evento tradicional como Petrópolis no Rio de Janeiro, Poços de Caldas em Minas Gerais e outras poucas cidades. Portanto, é preciso dizer que quantidade de eventos literários é pífia em relação à divulgação e a importância que a literatura tem para a formação educacional e cultural da sociedade e também para a inserção de novos escritores em nosso país. 

Hoje o que constatamos é que há um grande número de novos escritores e poetas brasileiros, no entanto, são autores anônimos, ou seja, autores que possuem grande número de seguidores nas redes sociais, porém, não conseguem penetração nacional, tornando-se totalmente desconhecidos pela maioria dos leitores brasileiros e que, mesmo publicando livros de maneira independente, mantém as margens da literatura brasileira que por serem anônimos, consequentemente, não conseguem vender suas publicações, com algumas raras exceções.

Pois bem, pensando nesta revolução literária que é fundamental existir e deve partir tanto do Poder público como das editoras e também dos escritores brasileiros em geral, vejo que uma destas iniciativas e a proliferação de feiras literárias pelo Brasil afora, ou seja, é fundamental que todas as cidades brasileiras promovam eventos literários, especificamente, Feira do Livro, visando deselitizar a literatura brasileira, estimulando a compra de livros e principalmente, levar o escritor, o poeta ao contato com o leitor de forma direta. 

Não há duvidas que este tipo de evento (Feira do Livro), em todos os municípios brasileiros proporcionará uma maior divulgação de novos autores e uma maior venda de livros como também, haverá o enriquecimento cultural e literário nos municípios como um todo, já que a Feira do Livro, normalmente, são eventos onde os alunos tanto das diversas faixas etárias e ciclos (fundamental, médio e mesmo o ensino superior) tem a oportunidade de participarem, contribuindo assim, para o aprendizado do aluno, bem como o seu crescimento cultural e literário como um todo. Além, do que nas feiras de livros há vários eventos paralelos de incentivo a leitura como troca de livros, doações de livros, etc. 
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 26/07/2013
Código do texto: T4405809
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.