A cultura na formação do jovem
A cultura é um dos instrumentos considerados de valor relevante quando se trata do resgate dos valores culturais de um povo.
Através dela é possível conhecer, promover e preservar, não só a origem, mas também a construção destes valores.
Dentro deste contexto, quero destacar a importância da criação de uma Escola de Teatro onde possamos trabalhar a cultura popular, onde possamos promover a cultura de um povo, mas também onde possamos trabalhar as questões de ética e cidadania.
Quero ressaltar a diferença entre a criação de um grupo de teatro e a criação de uma escola de teatro. Muito embora isto seja uma questão bastante obvia, algumas pessoas não percebem que, tendo um grupo de teatro, quando uma destas pessoas deixa o grupo para estudar em outra cidade ou até mesmo trabalhar, o grupo pode até acabar.
No entanto, quando temos uma escola de teatro, temos uma renovação constante dos alunos, mas sempre teremos novos alunos dispostos a assumir o papel daqueles que se afastam.
Partindo deste princípio, iríamos buscar para participar deste projeto, os alunos das escolas públicas, e porque não, também das escolas particulares.
Para participar da escola de teatro, o aluno teria a necessidade de cumprir alguns pré-requisitos tipo: assiduidade, rendimento escolar, comportamento e outros que se julgarem necessários.
Sabendo que a escola é um ambiente diversificado, com alunos das mais diversas camadas sociais, poderíamos ter a escola de teatro como um instrumento de aprendizado não só da formação no teatro, mas também da origem de nossa cultura, da formação de nossos valores, de estudo das questões culturais e sociais, contribuindo na formação ética destas crianças e jovens.
Analisando a situação de municípios do porte do nosso, podemos perceber que todos têm em seu quadro de servidores, como Psicólogo, Pedagogo, Assistente Social, que são profissionais que poderiam e muito colaborar dentro deste projeto sem que o município tivesse a necessidade de onerar consideravelmente a sua folha de pagamento.
A presença destes profissionais teria fundamental importância no desenvolvimento de palestras, terapia de grupo e outros trabalhos relacionados ao comportamento humano destas crianças e jovens dentro do contexto social.
Para isto, seria necessário um profissional com conhecimento ou formação na área de teatro, mas também com visão de educador e compromisso com a educação cidadã.
Com isto, este profissional poderia fazer um resgate no que diz respeito a cultura através do teatro, mas também promover uma abertura para um bom relacionamento com os profissionais que acabamos de citar, para que eles possam trabalhar as questões de relacionamento familiar, social, buscando a compreensão dos problemas que envolvem as nossas crianças, os nossos jovens nesta caminhada de formação cidadã.
Esta escola de teatro também poderia ser uma porta para trabalhar os conflitos sociais, a preservação do meio ambiente, a educação no trânsito, a preservação do patrimônio público, educar o cidadão com relação a limpeza urbana uma vez que esta faz parte da saúde pública. Dentre estes, teríamos outros temas que seriam discutidos durante a realização do projeto.
Diante de um projeto desta natureza, da forma que coloquei, quero demonstrar que a escola de teatro não teria a simples pretensão de formar atores ou atrizes, mas sim, de resgatar a cultura, os valores e contribuir na formação da criança, do jovem na construção da cidadania.
Tarcízio Leite – 11/06/2013