Amigo, poeta e escritor, professor Antonio Ramos da Silva me visitou para informar de seu belo projeto: Öficina de Poetinhas" junto a Academia  de Letras do Brasil.

Me presenteou com esta notícia e também com um exemplar de seu livro: "Doce Gesto"
Obrigado amigo.


VISITANDO O ESCRITOR MAURÉLIO MACHADO

23 de Maio de 2013

Obrigado Escritor


Foto: VISITANDO O ESCRITOR MAURÉLIO MACHADO 23 de Maio de 2013  Obrigado Escritor
 
LANÇADO HOJE 23 DE MAIO DE 2013
Oficina de Poetinhas - MEMBROS
E.E.B. ORESTES GUIMARÃES
Diretora: 
Rejeane Beckert

Projeto “Diferente Sim, Indiferente Não”.
Academia de Letras do Brasil para São Bento do Sul – SC.
Antônio Ramos da Silva – Escritor e Poeta.
Academia de Letras do Brasil para Santa Catarina.
Presidente Prof.Dr.Miguel João Simão Simão

Objetivo 

Este projeto tem como objetivo despertar o interesse dos alunos por textos poéticos, tanto em versos quanto em prosa. Expõe algumas das características que estruturam o texto poético, como as noções de rima, verso e estrofe, apresentações de poemas de autores destacados no cenário poético do Brasil, pesquisas e leituras de poemas, análises e interpretações, criação e escrita de poemas e recitação. O público alvo para esta oficina são alunos da Sexta a Nona série, embora, mediante adaptações, ela possa vir a ser utilizada em outras séries.

Introdução

A elaboração desse pequeno projeto tem em vista dois objetivos:
1 - Aqui não no sentido mais relevante, é fazer com que os alunos tenham um contato diferenciado com a poesia, de modo a fugir daqueles exercícios de dissecação da estrutura do poema ou mesmo daqueles questionários que alguns livros didáticos fazem questão de colocar logo após os poemas. A idéia é trabalhar com o aluno de uma maneira mais livre, mais lúdica e menos escolarizada, por meio de atividades em se tenha a possibilidade de fazer inúmeras leituras sem se preocupar com exercícios chatos que porventura poderiam vir depois delas; em que tente descobrir os significados e sentidos de um poema sem achar que é O POETA INSTRUTOR que detém a única interpretação correta; ou ainda, em que se se possam escrever poemas sem que estes sejam revestidos pelo caráter da “lição para nota” ou “lição de casa”.

2 - Fazer com que os alunos se sintam motivados a ler cada vez mais, e por conta própria, textos poéticos; procurar estimulá-los por meio do prazer que a leitura de poemas pode proporcionar; buscar poemas na biblioteca, na internet, nos sebos, nas livrarias, etc.
Nesse sentido, para não correr o risco de perder de vista tais objetivos, é bom ter sempre em mente algumas idéias sugeridas:
Não se fixar, de modo absoluto, no que deu ou não deu certo em experiências anteriores; não buscar resultados imediatos e visíveis – nesse campo, há coisas sutis que nem sempre vemos; e ter constância no trabalho – é melhor ler diariamente um poema com seus alunos do que realizar um ‘festival de poesia' e no resto do ano ela ser esquecida. 

3 – Ensinar a revisar, diagramar e publicar.

Antônio Ramos da Silva
Idealizador do Projeto e Instrutor.
São Bento do Sul, 23 de Maio de 2013.