O IMPERIALISMO EUROPEU

Expansão e ampliação política e econômica de uma nação. As relações que se estabelece o país Imperialista e os países dominados assumem diferentes formas, mas sempre sua base se assentará sobre a desigualdade, política, econômica, cultural ou tecnológica.

Traços do Imperialismo: Aparecimento dos monopólios; Aparecimento do capital financeiro; Exportação de capitais; Formação dos monopólios internacionais; Luta pela partilha do mundo entre as grandes potências.

Para Hobsbawm, era provável que uma econômia mundial cujo ritmo se baseia no capitalismo desenvolvido ou em desenvolvimento se transformasse num mundo onde os avançados dominam os atrasados.

A 1ª interpretação do Imperialísmo – O alemão Ratzel, defende um espaço que todo povo necessita de um espaço capaz de suprir suas necessidades. Portanto o espaço vital viabiliza a sua expansão territorial.

Ter posses coloniais significava um status de potência necessário para o desenvolvimento do nacionalismo.

O Positivismo científico, considerado a chave necessária na valorização da razão e da ciência, que seria responsável por trazer o progresso as nações.

A 2ª interpretação do Imperialísmo – Teorias Marxistas e interpretam segundo Lênin: Fase suprema do capitalismo. O excesso de capital busca no exterior investimento, buscando lucros, por o lucro do seu país de origem ter diminuído.

Para Hobsbawm a partir de 1870 uma nova onda de expansão européia que levou à febre colonial, realizada por Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica, EUA e Japão na África no pacífico.

China, Japão e Turquia, permaneceram independentes, embora as potências ocidenntais tenham delimitado até zonas de influências.

A partilha da África teve início com a conferência de Berlim – 1884, que estabelece normas para sua ocupação. A partilha da África é feita arbitrariamente, não respeitando as características étnicas e culturais do povo, o que contribui para muitos dos conflitos atuais no Continente Africano.

Em busca de um pretexto para a guerra, os EUA acompanhavam a luta de Cuba pela Independência. Os EUA decreta guerra a Espanha e vence, anexando o seu território. Início do Imperialísmo. EUA passa a mandar em Porto Rico, Filipinas e a Ilha de Guam, e iincorpora o Havaí ao seu território. Cuba também é cedida aos Estados Unidos, tornando-se independente em 1902.

Bibliografia: fabiopestanaramos.blogspot.com.br

pt.wikipédia.org

Rivanda De Siqueira
Enviado por Rivanda De Siqueira em 11/04/2013
Reeditado em 11/04/2013
Código do texto: T4235659
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.