HOMENAGEM DO FILHO AO PAI - RODOVIA ADALBERTO PRATES
Quero utilizar este veículo de comunicação de largo alcance em Brumado e região para dizer e demonstrar que Adalberto Prates é um grande Brumadense e lhe prestar uma justa e merecida homenagem.
Nasceu em Ituaçu, começou sua vida profissional em Vitória da Conquista, mas foi Brumado que ele escolheu para desenvolver seus projetos e realizações.
Ainda solteiro, formou-se emQuímica Industrial, a distância, pelo Instituto Cientifico de Química doRio de Janeiro, o que o inspirou na criação de uma fábrica de bebidas, cujo carro-chefe foi a famosa Jurubeba Lobo, muito conhecida de Cachoeira, na Bahia, até a cidade de Montes Claros, em Minas Gerais.
Na mesma época (década de 50), fundou o primeiro Jornal de Brumado.
Casou-se em Brumado, com a Professora Maria de Lourdes Prates, com quem teve quatro filhos: Eu (o mais velho), Célia, Beth e Cleide.
Depois, quando eu ainda era muito pequeno, fundou uma fábrica de colchões de molas, usando a mais avançada tecnologia disponível à época. Adalberto sempre foi um homem à frente do seu tempo.
Mais tarde, - e isso eu me lembro com mais clareza - abriu e operou durante muitos anos a 1ª loja de móveis desta cidade, a SIMPERBEL MÓVEIS, acrônimo que significa: Simplicidade, Perfeição e Beleza. Naquela loja ele ganhava a vida e reunia amigos. Lá foi onde, aos 11 ou 12 anos, comecei a minha “carreira profissional” como atendente e limpador dos móveis em exposição. Desde cedo, ele me ensinou o valor do trabalho.
Após a sua aposentadoria como comerciante, deu continuidade a outra grande ação empreendedora: construir casas. E foram muitas. Com certeza, as mais arrojadas do seu tempo, seja do ponto de vista arquitetônico ou dos seus endereços (para quem não sabe, ele foi um dos pioneiros da Av. Otávio Mangabeira, então Rua do Campo de Aviação).
Mas essas não foram as únicas realizações do meu pai. Sem nunca ter tido aspirações políticas (o que considero uma pena), ele sempre foi um entusiasta do progresso de Brumado. Lembro-me de inúmeras situações em que ele atuou para o bem da cidade, e cito: movimento pela fundação do hospital; recepção de sinal de televisão; tentativa de trazer uma rádio para Brumado (isso na década de 60 ou 70 era uma grande ousadia), além de muitas outras ações que minha memória de criança não foi capaz de reter.
Mesmo agora, com mais de 80 anos, ele não para. Com grande entusiasmo, está escrevendo um livro em que conta a História da Família Prates.
Entretanto, em meio a todas as suas iniciativas, uma merece, neste momento, um destaque todo especial. Cresci vendo meu pai às voltas com desenhos de mapas, que buscavam o caminho mais adequado para ligar Brumado a Salvador, aproveitando trechos já existentes (pavimentados ou não) e sugerindo a abertura de outros. Era um trabalho que envolvia, além de criatividade e raciocínio lógico (dois dos seus maiores talentos), muitos gastos com viagens, telefonemas e consultas a profissionais e autoridades. Teve apoiadores, mas não foram muitos. Pagava tudo do próprio bolso. Carregava debaixo do braço esses desenhos, tentando incansavelmente angariar apoio ao projeto. Nisso se foram três ou quatro décadas, mas ele nunca deixou de acreditar e de lutar.
Ele dizia:
- Meu filho, um dia vai haver uma estrada com cerca de 400 km que tornará possível se tomaro café da manhã em Brumado e almoçar em Salvador. Se voltarmos 40 anos no tempo, lembraremos que essa mesma viagem (de 654 km, passando por Conquista) durava cerca de 10 horas.
Agora, com enorme satisfação e orgulho, vejo que o projeto dele se realiza. Os anos se passaram, os sucessivos governos foram abrindo e asfaltando uma estrada aqui, outra ali. Pessoas influentes foram se juntando e o resultado é que aquele caminho que meu pai sonhou e desenhou, hoje existe, para o conforto e o bem-estar de todos os Brumadenses e moradores de cidades vizinhas.
Por tudo isso, quero dizer que essa estrada (ou conjunto de estradas) tem oficialmente muitas designações (BA isso... BR aquilo), mas, pra mim, ela só tem um nome: ela se chama Rodovia Adalberto Prates.
Parabéns, Brumado. Parabéns, Meu Pai.
(*) Adalberto Prates Jr é Administrador de Empresas, Diretor Executivo da Mikatys Empreendimentos
Imobiliários Ltda, empresa Portuguesa do ramo de construção civil, com atuação em Salvador e Fortaleza.
Orgulha-se muito de ser filho de Maria de Lourdes e Adalberto Prates.