NEONAZISMO
Podemos citar entre os movimentos e grupos atuais considerados nazistas os seguintes: os Skinheads, os Carecas do Brasil, os Carecas do subúrbio, os Carecas do ABC, White power, Ação Nacional, |Juventude Nacionalista, Ação Nacionalista, |Neofacista, Movimento Accion Nacional-socialista do Chile, Neuland e Punk.
O Skinheads ( cabeça raspada), teve sua origem entre os jovens operários no reino Unido, aproximadamente no final dos anos 60 e depois difundiu-se pelo mundo. Eles recebiam esse nome devido ao corte de cabelo,foram influenciados pelos rude boys jamaicanos que imigraram para a Inglaterra, sofreram influencias também na música, a moda e o estilo de viver. Tinham sua cultura inicial baseada nesses elementos e não na política e racismo.
No final dos anos 70, a raça e a política foram fatores cruciais, o que ocasionou divisões no grupo
a favor ou contra.
O Skinhead costumava-se vestir com botas e suspensório, cultuam a virilidade, o futebol e beber cerveja. Tem também sua cultura fundamentada na música: ska, skinhead, reggae, steepunk/oil, punk roch e hardcore punk. Os Skinheads iniciais não tinham questões raciais e políticas.
No final dos anos 70 surgiu uma segunda geração, os bootboys, Skinhead oil, punk oik ou Skinhead. A partir dos anos 80, esses grupos começaram a fragmentarem-se uns não conheciam os outros, e foi perdendo força. vestuário dos Skinheads dos anos 60 na Inglaterra, tem sua origem na vestimenta dos operários.
Há inúmeras particularidades culturais e ideológicas que apresentam diferentes tipos de Skinheads, por isso, torna-se difícil descobrir pela vestimenta a que grupo eles pertencem, se RASH, SHARP, ou Skinhead de direita.
Os Skinhead trojan é o que mais se aproxima do Skinhead tradicional britânico dos anos 60. Os Skinheads usavam a frase “ The Spirit of 69”, que foi adotada em todo o mundo.
A ideologia nazista na primeira metade do século XX, conquistou também admiradores em regimes democráticos, no caso dos Estados Unidos e em ditaduras latino-americanos, como foi o caso no Brasil do Estado Novo.
O Nazismo não morreu com o suicídio de Hitler. Os movimentos e grupos neonazistas surgiram e estão atuando em vários países do mundo, mas na maioria estão atuando na clandestinidade.
Atualmente há dezenas de grupos neonazistas atuando no Brasil e no mundo. Eles estão espalhados no Brasil em: São Pulo capital, e na região do ABC, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, e estão começando a se organizar no Nordeste.
Eles estão divididos entre os intelectuais e os proletários ou classe média baixa, que constantemente atacam a minoria, seja por seus ideais ou pelo simples prazer pela violência. Eles perseguem os negros, homossexuais, judeus, dependentes químicos, migrantes nordestinos, índios, imigrantes africanos, asiáticos e latino americanos por neonazistas europeus e Norte-americanos.
Eles também opõem-se ao sionismo, aos comunistas, aos socialistas e à esquerda política.
Mantém vínculo com o Facísmo e Nazismo.
Entre as semelhanças existentes no nazismo e o neonazismo podemos citar: Tanto o Nazismo quanto o Neonazismo são preconceituosos, ambos perseguiam sempre alguém.
O Nazismo tentava passar uma ideologia de raça ariana, superior.
Já nas diferenças podemos abordar:o Nazismo de Hitler agia livremente, hoje o neonazismo age na clandestinidade, é crime no mundo; no Brasil é crime inafiançável. Os perseguidos eram obrigados a usar algo que o identificavam, no caso a estrela de Davi.
No Nazismo se aplicava a eutanásia em aleijados e doentes mentais.
No Nazismo havia campos de concentração e extermínio.
No Nazismo as professoras eram nazistas e ensinavam a ideologia nazista aos alunos, transmitindo política e militarismo. Nos ensinos nas escolas ensinavam que a raça ariana era superior.
Bibliografia: pt.wikipédia.org