A GUERRA DE SECESSÃO
Os estados do Sul, denominados Agrarianos, eram contra a abolição dos escravos, enquanto os estados do Norte, os denominados Liberais tinham ideias abolicionistas. Os Agrarianos eram os morais, religiosos e os Liberais representavam a desmoralização, a corrupcão e o nepotismo, isto na visão dos Agrarianos.
Devido as questões entre Agrarianos e Liberasi deu-se a Guerra de Secessão. Onze estados do Sul se uniram e formaram os estados confederados e aprovaram uma Constituição Separatista. Os Estados do Norte denominavam-se os Yankees.
O ataque ao Fort Sumter em Carolina do Sul, deu início a guerra, que ameaçou destruir a união noseguida com a Independência.
O conflito acabou com a vitória dos Yankees. As ideias liberais e abolicionistas foram aplicadas a todos os estados. Mesmo assim os estados dos Sul resistiam , pois eles eram racistas.
O PARAGUAI EM TERMOS DE POLÍTICA E ECONOMIA
O Paraguai foi um país que procurou o seu desenvolvimento autônomo na indústria. O Paraguai não tinha dependência econômica com as Nações européias, pois se desenvolveu na indústria e poderia ter sido um grande exemplo para os outros países Latinos, mas isso incomodou muito os paíse europeus, principalmente a Inglaterra que tratou de arranjar questões entre o Brasil e o Paraguai, resultando em uma guerra, que aniquilou o país, que poderia ter sido um grande exemplo de desenvolvimento autônomo para os países vizinhos.
Após essa Guerra o paraguaipassa a condição de dependência do capital estrangeiro.
O PAPEL DOS CAUDILHOS NA FORMÇÃO DOS ESTADOS
Na Independência da America latina, os caudilhos tiveram o seu papel.
Os caudilhos tiveram grande influência na formação dos estados, com o conservadorismo. Os caudilhos se assemelham aos Coronéis brasileiros, onde os caudilhos, grandes proprietários, tinham grande influência política local, forte e intensa, e a população era subordinada a eles.
Bibliografia: www.suapesquisa.com
pt.wikip´wdia.org