EDUCAÇÃO INCLUSIVA – ENTREVISTA COM MÃE DE ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Vivência no dia a dia nas Escolas – A Educação Inclusiva tem por objetivo ampliar a participação de todos os alunos nos estabelecimentos regular. A Educação inclusiva tenta incluir o aluno no grupo social, promovendo assim a satisfação pessoal do mesmo.

Entrevistando uma mãe de aluno com necessidades especiais, ela informou-me que seu filho estuda desde os quatro anos, ela demonstrou total satisfação em relação a Escola, os Professores e demais funcionários, relatando que os mesmos se esforçam no sentido de realizarem um bom trabalho com seu filho.

A abordagem e métodos utilizados são satisfatórios. Quando perguntei se seu filho estava integrado no grupo, a mesma respondeu que sim, pois todas as vezes que o viu na Escola, ele estava sempre participando de uma atividade. Essa mãe demonstrou satisfação e gratidão pelo esforço dos profissionais na inclusão de seu filho.

Em relação a outra Escola, tomei conhecimento que quando a Diretora foi procurada por uma mãe de criança com necessidades especiais, para realizar a matrícula, a mesma se escondeu e mandou dizer que não estava, pois a criança não era bem vinda na Escola. Situação como essa choca-nos, por ver que ainda hoje há pessoas que se comportam dessa maneira, impedindo assim a inclusão de uma criança no meio social, que lhe é de direito.

Esse trabalho de Inclusçao social é de suma importância para as crianças; nesse trabalho também surgem alguns problemas, que precisam ser sanados, como preparo do Professor, ( psicológico e material ) de recursos e pessoal especializado.

A Educação inclusiva promove um aprendizado entre professores e alunos, qua a vida dificilmente ensina: respeitar as diferenças, pois somos todos diferentes.

Relato de uma Professoara de educação especial. Ela achava impossivel educar uma criança com necessidades especiais, em uma sala regular; até que ela fez uma viagem a Portugal e mudou de ideia. Ao ver uma criança sem braços e sem pernas em uma sala se aula regular.

Ela comoveu-se ao ver como os colegas ajudavam a criança. Ao final da aula, a professora da turma perguntou a ela se gostaria que as crianças cantassem ou dançassem, ela escolheu que dançassem, só então se deu conta que havia cometido uma mancada, como a criança especial dançaria? E para sua surpresa, os colegas amarraram o menino a um outro coleguinha e ele dançou para ela. Então essa professora de volta ao Brasil, deixou de concentrar-se nas deficiências, para estudar as diferenças.

Assim podemos ver que é possível a Inclusão Educacional., basta ter um pouquinho de amor e não negar a todos o que lh é de direito. Inclusão é interagir com o outro. A Educação Inclusiva está na Constituição desde 1988. Um dos primeiros requisitos para universalizar o ensino é garantir a acessibilidade física, para garantir a possibilidade de todos os alunos circular por suas dependências, utilizar todos os espaços, e frequentar a sala de aula.

Há necessidades de Professores de braile e de libras; de materiais adequados para deficiência visual, oral, audição, etc...

A escola que é inclusiva deve ir se adequando as necessidades dos alunos gradativamente.

Bibliografia: Revista escola.abril.com.br

Portal.MEC.gov.br

Entrevista com mãe de aluno

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Rivanda De Siqueira
Enviado por Rivanda De Siqueira em 20/03/2013
Código do texto: T4199640
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