A EVOLUÇÃO DO SER HUMANO

O surgimento da vida – Existem duas hipóteses sobre o surgimento da vida em nosso planeta. Na primeira hipótese os seres vivos tiveram sua origem em compostos orgânicos; conforme a segunda, a vida na terra seria de origem extraterrestre.

Na primeira hipótese os sere vivos surgiram de compostos orgânicos que foram formados com a combinação de gase da atmosfera, com as descargas elétricas, às radiações solares e as altas temperaturas. Há 4 bilhões de anos atrás. E em 2 bilhões de anos os compostos orgânicos deram origem aos seres vivos.

Na segunda hipótese, a vida teve início a partir de micro-organismos trazidos por meteoros através do espaço. A primeira hipótese é a mais aceitável, pois foram encontradas evidências e os cientistas puderam reproduzir em laboratórios.

A evolução do ser humano – Australopitecus, Homo habilis, Homo erectus, Homo neanderthalensis, Homo sapiens.

Os hominideos – Nós também temos origem nesses organismos, somos resultado do mesmo processo evolutivo. Nosso grupo é o Primatas e somos mamíferos. Que teve o surgimento na África há cerca de 70 bilhões de anos. Conforme fósseis encontrados no local, os primitivos primatas tinham o tamanho de um rato e se alimentavam de insetos ou animais um pouco maiores.

A origem dos hominídeos são os primatas, seres que já apresentavam características humanas. Sendo os mais antigos os australopitecus ou macaco do sul, pois viviam no Sul da África. Eles andavam erectos sobre os dois pés e tinham habilidades nas mãos, porém não sabiam construir instrumentos. Sua alimentação era baseada em vegetais.

Na Etiópia em 1974, descobriram o esqueleto de um australopitecus com 3 milhões de amos. Quando descobriram que era de uma mulher deram o nome de Lucy, pois estava tocando a música Lucy in the sky, dos Beatles.

Foram encontrados também fósseis com 7 milhões de anos.

Os primeiros humanos – o homo do qual fazemos parte, teve sua origem há 2 milhões de anos. Com o cérebro mais volumoso e melhor habilidade com as mãos, se diferenciavam dos autralopitecus. Fazem parte desse gênero:

O Homo habilis – tinha habilidade de fabricar ferramentas e se alimentavam de vegetais e carne, e tinham um aforma de linguagem. Foram encontrados na África.

O Homo erectus – Fabricavam ferramentas de pedra lascada, tais como machados, era bom caçador. Foi a primeira espécie a sair da África. Em 2001 foram encontrados na geógia, ossos humanos com data de 1,7 a 1,8 milhões de anos.

O Homo neanderthalenseis – muito parecido com o ser humano moderno, era caçador e suas espécies viveram na Europa e Ásia ocidental.

O Homo sapiens – surgiu há 100 mil anos, na África, e se espalhou por todos os continenste. Era caçador e coletor, antes da prática da agricultura. Contruiu diversos instrumentos mais elaborados. O atual ser humano é representante da espécie Homo sapiens, a única que sobreviveu. O ser humano é ainda um recém-nascido no planeta.

Bibliografia: HISTÓRIA – projeto Araribá – 7ª série – Editora Moderna – maria Rquel Apolinário

Rivanda De Siqueira
Enviado por Rivanda De Siqueira em 20/03/2013
Código do texto: T4199637
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.