PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
No dia 15 de novembro de 1989, foi proclamada a República do Brasil. A República é um Governo que procura atender aos interesses de todos os cidadãos. É o povo que elege o Chefe de Estado, com um mandato temporário de quatro anos. No Brasil o atual Chefe de Estado é Luis Inácio Lula da Silva.
Antes do Brasil ser uma República, era um Império. O Brasil era governado por um Imperador chamado Dom pedro II. Muitas pessoas apoiaram o fim do Império e o início da República. Eram os abolicionistas, os fazendeiros, e o Exército. Quem começou a conspirar contra a derrubada da Monarquia foi Benjamin Constant, porém quem proclamou a República foi o Marechal Deodoro da Fonseca, General do Exército.
Convencido por Benjamin Constant, o Marechal Deodoro concordou com tal ato no dia 11 de novembro. Foi difícil convênce-lo, pois o Marechal era amigo do Imperador Dom Pedro II.
Na manhã de 15 de novembro de 1989, Deodoro da Fonseca, à frente de um batalhão, marchou para o ministério da Guerra e declarou o fim do Período Imperial e o início do período Republicano. Dom Pedro II estava em Petropolis e retornou ao Rio de Janeiro. Ele recebeu um comunicado solicitando a sua partida para o exterior.
Entre 1989 e 1930, o governo foi uma Democracia Constitucional e a Presidência alternava entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais.
Bibliografia: pt. Wikipédia .org
www.escolakids.com