O PAPEL DA IGREJA NA CULTURA MEDIEVAL E SEUS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS
HISTÓRIA MEDIEVAL
A Igreja católica foi muito poderosa na Idade Média. A Igreja dominava o mundo. Naquela época até para um rei subir ao poder era necessário a aprovação do Papa.
A Igreja ganhou e conquistou muitas terras, tornando-se um grande feudo.
A Igreja era a maior instituição. Todos deveriam seguir os dogmas da Igreja, aquele que não seguisse a doutrina da Igreja, aquele que não seguisse era considerado herético e passaria por um tribunal da Inquisição, onde a pessoa era obrigada a confessar. Uma vez que a pessoa confessasse, poderia ter seus bens confiscados pela Igreja e até ser morto na fogueira.
Na Idade Média, somente o Cléro tinha acesso a Bíblia. O Papa tinha poder religioso e Político.
Toda a riqueza dos Reinos antigos eram taxados pela Igreja, os Soberanos doavam a Igreja ofertas, em nome da prosperidade de seu Reino, e aquele que não pagasse era excomungado e considerado Reino pagão. Tendo seus negócios dificultados, pois ninguém queria negociar com Reino pagão.
As famílias européias ricas, pagavam a Igreja para terem um membro da família canonizado após sua morte.
O poder da Igreja era tão grande que ela poderia até destituir um rei que não se alinhasse as suas ideias. A Igreja interferia na elaboração das Leis e estabelecia padrões ,orais para a sociedade.
Aspectos positivos temos que os Monges copistas copiavam e guardavam os conhecimentos das civilizações antigas, principalmente dos sábios gregos. Graças aos Monges, esta cultura se preservou, sendo tomada na época do Renascimento Cultural. Os Monges Fransciscanos deixavam a vida para dedicarem-se aos pobres. O Canto Gregoriano tarnsmitia conhecimento através da música.
Aspectos negativos temos que os humanistas do século XVII, passaram a adotar o termo “ Idade das Trevas”- assim ficou conhecida a Idade Média. As guerras, invasões bárbaras, as crises da agricultura, as epidemias, a imposição da Igreja, a inquisição em relação aos hereges, a economia restrita aos feudos, as desigualdades sociais, pobreza, miséria e doenças.
Outro aspecto negativo era a Sociedade estamental, quem nascia pobre, morria pobre, pois eles acreditavam que era a vontade de Deus.
Bibliografia: www.evail.com
www.consciência.org