Que mutação ajudou alguns macacos virarem humanos

Há cerca de 3 milhões de anos, uma mutação que conferiu resistência à malária, mudou a molécula do açúcar Neu5Gc (muito comum aos chimpanzés, mas não encontrada nos seres humanos), para NEU5AC; e o sistema imunológico dos mutantes ao dificultar o acasalamento com os antigos parceiros, abriu caminho para que acabasse acontecendo uma FUSÃO CÊNTRICA vantajosa (junção entre os cromossomos 12 e 13 do chimpanzé); que deu origem aos primeiros humanos.

Os chimpanzé ainda possui 48 cromossomos (24 pares), mas os humanos atuais têm apenas 46 cromossomos divididos em (23 pares).

Cerca de 85% dos homens brancos ainda tem o FATOR RH, que foi descoberto nas hemácias do macaco Rhesus. Sendo que os homens e os chimpanzés possuem uma similaridade genética superior a 99%.
 
Os processos de transformações pelos quais passaram os nossos ancestrais, assim como, as MUTAÇÔES benéficas que foram acontecendo ao logo das milhões de gerações, esculpiram os nossos genomas...
 
Tantos os humanos como os macacos têm APTIDÕES MENTAIS parecidas.
Ambos têm características ANATÔMICAS semelhantes.
Ambos possuírem a mesma liberdade de MOVIMENTOS dos ombros e dos braços.
Ambos possuírem a mesma quantidade de OSSOS.
As MÃOS do homem e as dos macacos têm o mesmo feitio e a mesma habilidade.
Em ambos o primeiro DEDO oponível funciona como pinça para agarrar.
Entre o homem e o macaco há SEMELHANÇAS biológicas, físicas e culturais.
 
O que mais intriga na evolução humana não é a PROXIMIDADE genética entre as espécies, mas os genes responsáveis pelas DIFERENÇAS. Para justificar, demonstrar e exemplificar as coisas que acontece; foram criadas as classificações taxonômicas: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie.
 
Embora os ratos só tenham 300 genes diferentes dos humanos, nos ratos muitos genes humanos estão inativos.
A razão pelas quais os ratos têm muitos genes parecidos como os humanos; é que os ratos também são MAMÍFEROS como nós, e possuem uma fisiologia tão semelhante à nossa que podem ser utilizados em experiências onde se tanta compreender o organismo humano.
 
53 genes do genoma humano não existem no genoma do chimpanzé, ou não estão ativos.

A maioria das diferenças entre o homem e o chimpanzé reside nos trechos de DNA que pareciam ter pouca ou nenhuma função.

E dos 3 bilhões de pares de genes que os chimpanzés têm, apenas 35 milhões (menos de 4%), são diferentes dos encontrados no DNA dos humanos.
 
Através de inúmeras “MUTAÇÕES” os macacos foram se transformando nas mais de 300 raças; e em alguns tipos de humanos. Mas a TAXONOMIA (o estudo sobre a classificação dos seres vivos), e o grau de diferença em nível molecular, concluiu que o Homo e o Pan devem ser agrupados em apenas um gênero.