V Recital Poético Musical em Santa Maria da Vitória

Banhado pelo mistério, força e fertilidade do Rio Corrente, o município de Santa Maria da Vitória, localizado no extremo Oeste baiano, vivenciou em 16 de dezembro de 2012 uma noite denominada de “mágica”. Reunidos no espaço da “Filarmônica 06 de outubro” os santa-marienses se deliciaram com o V Recital Poético Musical (RPM), caracterizado esse ano pela apresentação de diversas linguagens artísticas, num encontro de múltiplos espetáculos culturais.

O Recital Poético Musical – RPM, realizado desde 2008, alcança esse ano a sua quinta edição. O RPM funciona como um momento de confraternização de agentes culturais locais, e nesse ano, foi coordenado pelo Professor Jairo Rodrigues e com a efetiva colaboração do idealizador do movimento, o poeta e ativista cultural Novais Neto, tendo apoio cultural da Prefeitura de Santa Maria da Vitória.

Considerando as diversas linguagens artísticas como característica fundamental do projeto, nesse ano os destaques foram:

A exposição de pintura em tela, do artista plástico Weliton de Jesus. A exposição de instrumentos musicais produzidos por oficinas de arte na Casa Mallero, o lançamento do Fanzine poético com o título de “LIVRO Q FIZ ZINE POESIAS”, coordenado por Ana Helena Bomfim, além dos diversos diálogos poéticos cantados e declamados aos presentes.

A apresentação do evento teve a frente o Artista Robson Vieira, que dividiu espaço com os respectivos coordenadores, tendo o mesmo sido encerrado pela Banda Percussão.

“Entregamos ao município de Santa Maria da Vitória 16 poetas, numa única noite.” Destaca a poetisa e agente multicultural Ana Helena Bomfim se referindo a fertilidade literária do projeto de produção de poesia, contemplado pelo edital do Micro projeto do Rio São Francisco, promovido pelo Ministério da Cultura, o qual teve sua produção sintetizada no livro, tendo as mesmas (as poesias), sido recitadas pelos seus autores, novos poetas e poetisas da Bacia do Rio Corrente.

Mesmo tendo sido realizado num ambiente fechado, contrariando inclusive o perfil aberto, dinâmico e acessível do evento, o Professor Jairo Rodrigues enfatizou que a realização do RPM/2013, se caracterizará como uma virada cultural, como acontece nos grandes centros do país e que terá a participação dos mais diversos segmentos artísticos e culturais da Bacia do Rio Corrente. Será também o evento que certamente comemorará a materialização do Sistema Municipal de Cultura e que carreará recursos através do Fundo de Cultura Municipal pelos produtores, artistas e ativistas culturais locais, conforme compromisso assumido pelo Prefeito Pe. Amário Santana em seu Plano de Governo para o quadriênio 2013/2016.

*Escrito por Redação Jornal ComércioHoje em 18 dez 2012 na categoria Cultura, Destaque.*