CERROU AS PORTAS E ABRIU AS LEMBRANÇAS
CASA DE RETIRO SÃO FRANCISCO : CERROU AS PORTAS E ABRIU AS LEMBRANÇAS. (Uma delas - palco da história da música clássica na Bahia).
Consuelo de Carvalho Mascarenhas
Sabemos que todos os elementos que falam a favor da continuidade dessa digna Instituição já foram considerados, entretanto venho aqui mostrar um outro ângulo na vida da Casa de Retiro São Francisco.
Antes devo lembrar que certas edificações na cidade, a par da questão patrimonial, física, possuem um tombamento “extra patrimonial”, algo como um tombamento moral formado pela importância dos eventos históricos ali ocorridos, muito comum aliás em muitas cidades e países.
Aqui a Casa RSF é um exemplo disso, tendo acolhido vários Encontros profissionais nesses longos anos mas quero trazer-vos apenas um desses acontecimentos, o mais marcante e significativo ocorrido durante o ano de 1954: a realização do Iº SEMINÁRIOS INTERNACIONAIS DE MÚSICA DA BAHIA que reuniu por vários dias grandes nomes da Música, regentes, instrumentistas, compositores, professores da Bahia e de outros Estados e da Alemanha, como convidados. Os Seminários , que tiveram a colaboração da Escola Livre de Música Pró-Arte/São Paulo foram promovidos pela Reitoria da Universidade da Bahia e pelo Ministério da Educação e Cultura. Em meio a tudo, naturalmente, os entusiastas alunos, entre os quais se encontrava minha mãe, fonte minha dessas valiosas informações.
Pelos verdejantes jardins e pelas salas do Convento foram ministrados Cursos – Mesas Redondas- Debates - Audições - Aulas Teóricas, - Estudos do Folclore Afro-Brasileiro. Nomes importantes como Damiano Cozzela, H. J. Koellreutter, (este também na direção geral) , Ernst Mahle, Gabrielle Dumaine, Maria Rosita Salgado Góes, Sebastian Benda, Wienfried Wolf, Yanka Rudzka. Com o Canto Coral era formado um grupo que se apresentou no final bem como com os alunos instrumentistas que formaram um conjunto orquestral para o encerramento. – mais ou menos nos moldes dos conhecidos Festivais de Música de Campos de Jordão.
Porém o mais espetacular e importante para o povo da Bahia naquela ocasião foi a sua repercussão: com esse Grupo formou-se, em seguida aos Seminários e com a determinação brilhante do então Magnífico Reitor Edgard Santos, a primeira Escola de Música em nível universitário do país que manteve por várias décadas o nome de “Seminários de Música” por causa de sua origem, do êxito do Curso pioneiro e do nível profissional, ambos gerados no silêncio e na beleza do Retiro São Francisco.
56 ANOS DEPOIS:
Era 31 de dezembro do ano 2010. Aos quinze minutos para a meia-noite fomos chegando ao adro, se aproximando junto aos canteiros floridíssimos, bordando a noite de cor-de-rosa. Irmã Sorriso já estava ali, dando as mãos à esquerda e à direita, o que nós seguimos. Aos poucos íamos ficando em silêncio e arrematando o círculo, o abraço em torno do São Francisco e seus bichinhos. Em pouco, começaram as orações pela Paz no mundo e na Humanidade. A música era muito linda, vinha das estrelas.