Os (velhos) desafios de Marta Suplicy (Trecho)

Desde o mês de setembro o Brasil tem uma nova Ministra da Cultura. Marta Suplicy, que substituiu Ana de Holanda na pasta, pode até ser nova nesse cargo, mas seus desafios são bem conhecidos.

O Ministro da Cultura tem como função comandar as políticas públicas na área cultural em todo o país. Marta assume o ministério em meio a uma serie de problemas, mas nenhum tão sério quanto o

que ela terá pela frente: a falta de cultura do povo brasileiro. Apesar de gritarem aos quatros cantos que o Brasil é um país multicultural, com várias manifestações artísticas e patrimônios culturais importantíssimos, somos, na verdade, um dos países que menos lê no mundo. Nunca ganhamos um Nobel de literatura, nem um Oscar. Os estadunidenses e europeus nos veem como um povo que só sabe sambar, jogar futebol e ir à praia de biquíni sempre que possível (...)

--------------------------------------------------------------------

Artigo publicado na 7ª edição da Revista Cultura Siqueirense (Novembro de 2012). Para ler esse e outros textos na integra, acesse o blog culturasiqueirense.blogspot.com.br e baixe a versão em PDF da revista.

Eder Ferreira
Enviado por Eder Ferreira em 08/11/2012
Reeditado em 08/11/2012
Código do texto: T3975379
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.