Amizade, o melhor dos amigos!
"Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. Provérbios 17:17. Amizade. Uma riqueza, uma pedra preciosa, um tesouro; não é difícil encontrar colegas, parceiros, auxiliares; companheiros de pelada, companheiros de balada, companheiros para fazer o bem, bem como o mal; também não é difícil encontrar aqueles que se aproximam por interesses comerciais, (e diga-se de passagem, são muitos), aqueles que se aproximam para saber como você está, para se consolar ou se frustrar, caso esteja ruim ou feliz, até porque muitos se aproximam "doentes", carentes, limitados em seus sentimentos; muitos por sua vez, aproximam-se querendo apenas um momento de alívio, um ouvido atencioso para desabafar. Esses tipos de pessoas e, pode ser eu e você, se aproximam em momentos alegres, em momentos em que o outro poderá contribuir, ajudar, confortar, consolar; servir de algum lenitivo; mesmo que o outro (a) não saiba o que se está passando.
a frase bíblica do início do texto indica duas questões fundamentais para se firmar uma boa, sadia e agradável relação de amizade. A primeira, está no comportamento e sentimento constante de amor para com o amigo e, ai esse tema é vasto e maravilhoso de se pensar, o amor. Amizade se constrói com amor constante, perseverante, e até incondicional até porque se não for incondicional não constitui-se em verdadeiro amor.
O amor que continua amando, não é amor apenas emocional, de aparência, erótico; mas acima de tudo significa amor sacrificial e ele, de fato, manifesta-se quando há sacrifício, entrega, renúncia; sacrifício de tempo, de agenda, de dinheiro, de atenção, até se for o caso da própria vida.
A amizade cultivada regada e recheada com o amor verdadeiro procura o interesse do outro e não o de si próprio; a sua preocupação está no amigo(a) e não em si, ele busca a felicidade dele(a).
Houve-se muito que as traições, infidelidade e decepção tem ocorrido entre os melhores amigos, dai sacrificada foi a melhor amiga, à amizade, foi-se para longe, dando lugar ao pior inimigo da amizade, isto é, a inimizade.
assim é, porque não existe amizade perfeita, entre os mortais dos homens, entre seres caídos de seu projeto original. Portanto, construir, edificar, pensar e buscar contribuir com a amizade e correr, insistir, intensificar no plano de se amizade, mesmo sendo um risco, é melhor que podemos ter nessa vida, pois é quando estamos sós, tristes, amargurados, doentes, carentes; ou mesmo cheio de vida, de alegria, de esperança, de motivação é que tanto precisamos da amizade acompanhada dos verdadeiros amigos.
Pois, conforme a letra, da música de Djavan, salvo engano que diz: "Amigo é pra ser guardado no peito". Porque os amigos são aqueles que chegam para alegrar-se com você nos momentos alegres, enquanto outros se ausentam com cíumes ou inveja; mas também são aqueles que chegam quando você está em frangalhos, desesperado e desacreditado para semear sonhos de esperança, dar palavras de carinho e ombros de consolos.
JC Menezes
Goiânia, 20 de junlho 2012