A LIBERDADE GUIANDO O POVO

_______________________________________________

 

Na tela acima, Eugène Delacroix [1798-1863] (importante pintor Francês do Romantismo) sentido-se culpado pela sua pouca participação nos acontecimentos do país, pintou A Liberdade Guiando o Povo(1830), um quadro que é antes de tudo uma homenagem à Revolução de 1830. A bandeira francesa tremulando nas mãos de uma liberdade resoluta e destemida, prestes a saltar da tela, impressionou um número não pequeno de espectadores.

Esta tela contém um detalhe curioso: o artista retrata-se a si próprio entre os combatentes, como revolucionário, na figura do jovem de cartola e fuzil na mão.

Assim como os escritores da época que desejavam a ruptura com o Arcadismo em busca de formas literárias mais adquadas ao sentimento equilibrado do homem, o pintor exigis liberdade: recusava-se a meramente copiar as estátuas clássicas e não se submitia as regras acadêmicas de pintura, que impunham aos pintores o equilíbrio no uso das cores e das imagens. Delacroix, ao contrário preferia as cores vibrantes, gostava de opor luz e sombras e de pintar feições humanas emocionadas. ®Sérgio.

Tópicos Relacionados: (clique no link)

Madalena aos Pés da Cruz - A Arte Na Literatura

Nevermore - A Arte Na Literatura

O Grito de Edvard Munch

Santidade e Martírio

____________________

Se você encontrar omissões e erros (inclusive de português), relate-me. Só enriquecerá o texto.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 10/06/2012
Reeditado em 21/08/2012
Código do texto: T3715708
Classificação de conteúdo: seguro