Ministro do STF é uma poeta nordestino!!!

O Supremo Tribunal Federal tem como presidente o ministro Carlos Ayres Britto. Presidir a Corte propicia muitas atribuições, dentre elas, montar a pauta de julgamento do Tribunal. Quase sempre esse poder é exercido à imagem e semelhança do presidente. Dentro desse feixe de ideias é que surge o atual presidente do STF, ministro Ayres Britto.

Poeta, Britto insere em seus votos as marcas da sua caminhada, seja pela poesia, seja pela sonoridade das frases construídas, seja pelas menções filosóficas ou, até mesmo, pela sua espirituosidade. O ministro tem a alma nordestina refletida em cada degrau da sua vida pública. Na envolvência do ritmo das orações que constrói, escandalizou os duros de coração e arrebatou a sensibilidade daqueles que não amordaçaram a boca da alma.

Fazendo uma leitura atenta dos versos do poeta-jurista, conseguimos identificar sua índole, sua intimidade, o ethos que o conduz e a sua maneira de ver o mundo. Muitas vezes ele extrai dos versos as respostas para os mais intrigantes casos submetidos à sua apreciação.

A poesia de Britto é ele mesmo retratado em versos. Não é o Ministro quem as escreve. Ela é que o convida a servir de instrumento para a imortalidade conseguida com o registro no papel. Navegando pelo mar poético de Britto – um mar ora calmo, ora revolto – é possível perceber os eixos que ligam a sua arte aos seus votos.

Eis alguns trechos:

Santa Maria do Desestresse não nos deixeis cair em tanta ação...

(Livro: Varal das Borboletas)

Que o passado esteja diante de nós,

Vá lá...

Mas o passado adiante de nós,

Sai prá lá...

(Poema: Passado)

O ministro passará pouco tempo na presidência do STF. São somente sete meses. O número é cabalístico. A Grécia tinha sete sábios e a idade média cristã tinha sete artes livres (gramática, retórica, dialética, aritmética, geometria, música, astronomia). O que pensar da atuação de Britto na presidência do STF? Ele próprio responde num de seus versos: “Ninguém veio ao mundo para ser figurante, mas fulgurante".

Leia toda a matéria através do link

http://www.conjur.com.br/2012-abr-26/saul-tourinho-leal-ministro-ayres-britto-imprime-versos-votos

www.conjur.com.br
Enviado por Fátima Burégio em 28/04/2012
Reeditado em 28/04/2012
Código do texto: T3638468
Classificação de conteúdo: seguro