O repórter na sociedade e seu o papel ético.
A mídia tem uma função de grande importância na sociedade que é o papel de informar. Informação é coisa séria, não é para qualquer um passa - lá, isso requer ousadia, coragem, imparcialidade, sinceridade e técnicas.
E quem cumpre esse papel são os repórteres, que dão nas mãos dos cidadãos as mais frescas e inovadoras noticias. Sem os repórteres a sociedade seria desinformada e manipulada facilmente. Os repórteres vão atrás da informação, buscam fontes e várias versões para passá-las ao leitor, ao ouvinte, ou expectador de forma mais verdadeira possível..
O repórter além de transmitir novos conceitos e idéias, também pode denunciar, debater e levar ao conhecimento público os males praticados contra o povo como a corrupção e o descaso em relação aos direitos e deveres dos cidadãos, são responsáveis principalmente por passar “a verdade”, descobrir, desmascarar, brigar por justiça e fazer valer o direito de todos, que é o de saber o que desejamos.
E são vários os meios de comunicação por quais temos acesso a essas informações, costumamos ouvir noticiários, ler jornais, acessar sites e ler revistas.
E para que um texto se torne bom e compreensível por nós é necessário que haja coesão, coerência, objetividade, clareza e verdade, resumindo, o repórter possui a obrigação de saciar uma necessidade comum à maioria: saber e conhecer para poder formar uma opinião sobre o assunto discutido no momento..A sociedade é a fonte de inspiração , é objetivo final de trabalho e o foco principal dos jornalistas.
Um dos grandes desafios do repórter é fazer um bom texto e deixá-lo compreensível, para isso ele tem que ter um bom preparo, bastante conhecimento, boa formação e uma boa linguagem. Pois ele irá escrever para o PHD e para o semi-analfabeto. O repórter deve ser, na verdade, o filtro da sociedade aquele que segura todas as impurezas de um texto e o transforma numa linguagem mais clara possível para todos da sociedade. E se ele tem um bom perfil ético-profissional, vai conseguir segurar essas sujeiras, e passar a informação clara.
O repórter se preocupa não só em preencher as páginas em branco todos os dias, mas buscar conhecimento cientifico e técnico para abordar de diversos assuntos sem equívocos nem erros, ele não deve ter medo de escrever, ou expressar a opinião da sociedade.
Para finalizar, o papel do repórter jornalista é primordial. Ele é o oxigênio da sociedade, é e o espelho dela também. E se ainda há tanta corrupção neste País, temos culpa, porque alguns repórteres foram corrompidos para se calar e não denunciar esses casos. Então, há uma reflexão ética, moral e social. Os repórteres não se podem deixar enganar, ou se acomodarem a uma fonte. Temos que buscar cultura, e não sermos apenas repórteres técnicos, que escrevem e reproduzem reportagens sem nenhum intuito social. Um bom repórter, um bom jornalista precisa sim querer aprender cada vez mais e estar disposto a contribuir para com a sociedade.