Um canudo, não é tudo

JORNALISTA PRECISA MESMO DE CURSO SUPERIOR?

Óbvio que o diploma da Universidade confere mais autenticidade à função e até mesmo ao propósito, dando uma base gramatical, mas continuo achando que a profissão de jornalismo é preenchida por aquelas pessoas que possuem o dom da comunicação.

O cara tem uma boa voz ele vai pro Rádio, ser locutor e de lá, um passo para começar a fazer reportagens, etc.

Se ele tem facilidade para escrever, para se comunicar e tem uma boa cultura, uma boa noção de tudo que ocorre a sua volta, esse é o cara.

Existem profissões que requerem uma responsabilidade civil e criminal, como por exemplo médicos, advogados, engenheiros, odontólogos, bio-médicos, etc. Esse tipo de profissão você tem que ser responsável pelo que faz. Ou seja, você não pode, não deve errar.

Um engenheiro, por exemplo, se um prédio cair, ele pode responder por isso e afinal, independentemente de responsabilidade ele tem que ser uma pessoa que possua os conhecimentos técnicos. Tivemos o caso recente aqui em Goiânia, do médico Marcelo Caron que foi condenado a onze anos de prisão, por erro médico em cirurgias de estética. E ele com certeza agiu de forma irresponsável, como ficou comprovado.

Jornalista estuda história, geografia, filosofia, matérias que fazem parte de outros currículos como o de um Professor que com certeza tem que ter um diploma e pode ou deveria ter o direito de exercer a profissão de jornalista. Você não pode dar aulas numa faculdade, sem ter passado por ela. Mas jornalismo é curso como é o de turismólogo.

Você tem que ter talento nato para isso, nada mais. Temos que ter mais liberdade e parar com esses fisiologismos e protecionismos idiotas a uma classe que não pode de forma alguma ter um formato e tampouco marcar cartão de ponto, como protesta o jornalista da Folha de São Paulo, o Ruy Castro.

A Universidade dá um formato, um padrão, o jornalista não pode ser assim. Ele tem que ver com olhar crítico, ele não pode obedecer a regras, a não ser aquelas que sejam norteadas pela ética e pela verdade.

Ele não deve se esconder atrás de pseudônimos e sim, autêntico. Ele não pode dizer que está em Londres ou Paris para impressionar seus leitores, quando na verdade está escrevendo sentado em frente a um PC de um lugar qualquer vendo o tempo passar.

Jornalista é isso aí, é aquele cara que dispara e exibe seus pensamentos, sua forma de ver o mundo e de criticar a sociedade à sua maneira, com liberdade de expressão e não com medo disso ou daquilo. Medo de ser corrigido, medo de ser criticado ou falando meias verdades, ou pior ainda, omitindo. Jornalista não pode ser acadêmico.

Eu até diria que jornalistas formados, empregados, funcionários de salas de imprensa de orgãos públicos, atualmente estão lá para mentir ou para escrever e/ou dizer o que o patrão quer.

Muitas pessoas me questionam pelo fato de eu ter criado um blog e ficar lá e aqui escrevendo “bobagens”, dizendo o que penso e o que acho, sem base cientifica, sem conhecimento e sem pesquisa. Eu vou pesquisar o que na internet por exemplo? Se eu fizer isso, vou ficar tentado a clonar idéias de outros ou então vou ler opiniões diferentes da minha e com as quais não concordo.

E assim, eu acho (já me criticaram também pelos meus “achismos”) que jornalista de verdade tem talento, não tem necessariamente um canudo, ele tem que ter vocação para transpor ideias em forma de palavras e principalmente manter intacto o seu ponto de vista ideológico.

Jornalistas e pessoas que escrevem, chamem-nos do que desejarem os leitores, poetas, escritores, letristas, têm que ter liberdade plena e principalmente escrever aquilo que pensa, doa em quem doer.

Eu estou ainda em fase de aprendizado e com uma paixão e entusiasmo que me tornam um ser humano realizado e aqui nesse Recanto, fico imensamente agradecido a todos que lêem meus textos longos (rssss) mas garanto-lhes duas coisas: Não copio nada de ninguém, arranco do meu coração e da minha experiencia de vida, tudo que posto aqui e todos os comentários com rarissimas excessões são respondidos.

Luiz Bento (Mostradanus)
Enviado por Luiz Bento (Mostradanus) em 02/04/2012
Código do texto: T3590525
Classificação de conteúdo: seguro