Os 3 Tipos de Arte
Existem três tipos de arte: Para todos, para poucos e para ninguém.
A arte para todos é aquela obra adaptada para atingir o maior números de pessoas. Segue modelos pré-definidos, é estereotipada e levemente apelativa. Está em todos os tipos de mídias. Geralmente acompanha ou é acompanhada por obras do mesmo tipo. A força motriz é a equipe de publicidade. Cuja missão é dar credibilidade ao espetáculo pela aceitação popular.
“Eu gosto porque todo mundo gosta.”
A arte para poucos é aquela obra adaptada para atingir pessoas que fogem do modelo pré-definido, estereotipado e levemente apelativo. Permanece sempre em mídias alternativas. Geralmente não acompanha obras do mesmo tipo. A força motriz é o consumidor exigente, mais criterioso na escolha do produto final.
“Eu gosto porque ninguém gosta”
A arte para ninguém é aquela obra sem graça, muitas vezes sem sentido, que não é capaz de gerar interesse nas pessoas. Indefinida, mutável e extremamente apelativa. Geralmente está perdida em alguma gaveta do quarto ou em alguma pasta perdida no computador. Muitas vezes são rascunhos de idéias ruins, músicas não suficientemente boas, cartas de amor mal escritas ou desenhos rasurados não terminados. A força motriz é o criador, nem sempre exigente, desapegado. Mas que ama sua obra. Que sente na pele as inspirações do instante da criação, aquele insight, aquele sonho, aquela idéia maluca que surgiu durante o banho. E tem orgulho toda vez que remexe aquela gaveta bagunçada e encontra aquele pedaço de papel amarelado com sua idéia revolucionária estampada.
“Eu gosto porque fui eu que fiz.”
Eduardo Polarco