O senhor samba mudou de residência?

"...Madureira herdou o nome deste simples boiadeiro e como bairro abençoado também tem seu padroeiro, berço de grandes sambistas, atração de todo o ano, da Portela tão querida do famoso Império Serrano e, quando chega o Carnaval Madureira é do samba a Capital..." Samba enredo do Grêmio Recreativo Escola de samba Unidos de Padre Miguel, no Carnaval de 1972, sendo o autor, Duduca da Aliança, que fez linda poesia cantando Madureira em verso e prosa, retratando o bairro carioca, que por décadas abriga duas grandes agremiações de samba, Império Serrano e Portela.

A primeira no grupo de acesso e a última há mais de vinte anos não ganha um título do campeonato de samba e se quer desfila nosábado das campeãs.

Madureira um bairro genuinamente comercial, um grande pólo econômico da Cidade do Rio de Janeiro, sua população é quase de cinquenta mil habitantes, grande arrecadadora de impostos e considerada a capital do subúrbio e por anos também ocupava a ponta da capital do samba.

Mas diante dos fracassos das suas escolas, que não acompanharam a evolução dos tempos, enraizadas em atributos antigos, Império Serrano e Portela pararam no espaço e no tempo, presenteando ensejo com suas irmãs que trabalharam para se destacar e assim ganhar um lugar no infinito.

Mas...será que a capital do senhor samba mudou de residência? Depois de décadas em Madureira resistiria ficar longe de lá? Lugar de

gente humilde, gente pobre, que traz um samba na veia, como diz a letra do samba: "vivo isolado no mundo", do compositor portelense Candeia.

Será que o título de Capital do Samba seria ingrato em um momento de crise que passa Madureira, para faltar-lhe com apoio, reciprocidade e fidelidade de amor? Virando-lhe as costas e mudar para uma terra tão distante e diferente daquela que o colheu com imenso carinho.

Quem é sorteado na loteria gosta de desfrutar do bom e do melhor, será que a capital do samba ganhou na loteria? Parece que sim. Se mudou para a Tijuca, diferente de Madureira, um bairro de classe média alta, abriga boutiques de marcas, um comércio sofisticado, um lugar que tem um grande poder aquisitivo, um verdadeiro shopping center ao ar livre.

Mas isso não caiu do céu, há muito que as escolas desse bairro faz por onde para chegar aonde estão. Unidos da Tijuca, Salgueiro e Vila Isabel.

Têm se apresentado nos desfiles como grandes candidatas ao título e isso tem se renovado a cada ano. A cada Carnaval elas renovam, tornam-se escolas de vanguardas, se superam.

Tijuca a capital do samba carioca. Não é nenhum exagero ouvir e falar isso. Só quem ganha louros é quem trabalha, tem coragem para ousar, tem criatividade, QI acima da média etc, e as escolas da Tijuca reuniram nos últimos anos qualidades para envergar esse título no peito, melhor que qualquer outra.

O espelho que nos mostra é que a grande Tijuca ficará por muitas décadas com a taça de Capital do Samba, pelo desenvolvimento que

tem exposto, não tendo concorrente a altura para lhe arrancar esse direito.

Na verdade, esta denominação não tem grande prestígio para a Tijuca, pois viveu todos esses anos sem o mesmo, as circunstâncias é

que estão impondo ao bairro da Zona Norte a premiação do título, mas para o tijucano essa importância não é frugal. Se o tijucano pudesse, devolveria como cortesia e simpatia o título que sempre pertenceu a Madureira, através da querida Azul e branco, a escola da águia e da verde e branco, a escola da serrinha.

Parece orgulho, mas o tijucano tem uma personalidade muito soberba e não gostaria de "rapinar" um bem maior de Madureira. Com certeza a grande Tijuca sambista ou sambeira, como queiram, compadece com portelenses e imperianos e repatria o título que sempre fez a marca deste bairro abençoado e berço de grandes sambistas. Madureira, não chores! A grande Tijuca te consola. O título de capital do samba foi, é, e será sempre teu.

A Tijuca só interessa continuar tendo em seus logradouros, grandes restaurantes e churrascarias, magazines de modas, shoppings e tradicionais colégios. Carnaval para os tijucanos se restringe na verdade nos dias exclusivos dos desfiles de suas três escolas de samba, que não precisamos dizer seus nomes. Salve Madureira! Capital do samba carioca.

Les oiseaux
Enviado por Les oiseaux em 05/03/2012
Código do texto: T3536961
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.