HÁ MALES QUE VEM PRA O BEM
Existe uma parcela da sociedade sempre avessa à controles muito rígidos principalmente quando se trata de iniciativa do Governo, para controlar melhor seus contribuintes, como sempre foi o caso da Receita Federal que sempre teve o melhor desempenho nesse aspecto, no que tange à declarações de Imposto de Renda PF, num linguajar fácil e sempre auto-didatas.
Brasileiro que usa contador para fazer suas declarações de ajuste anual, para fins de recolhimento ou ressarcimento de imposto de renda, é no minimo comodista e preguiçoso. Porque hoje principalmente é tudo muito fácil.
Mas o que me chama muito a atenção foi o recente caso das tais NOTAS FISCAIS ELETRÔNICAS, que por uma exigencia de esfera federal, obriga todo emitente a informar em tempo real, ao destinatário da mercadoria que um documento está sendo emitido em seu nome, via e-mail.
Num primeiro momento, "Dona Zelite" ficou arrepiada e arrotou mil e uma ofensas ao Estado, ironizando e dizendo que não vai demorar muito, o cara vai nascer e vão colocar um chip na sua testa (antes do tradicional batizado e do indispensável teste do pezinho) e passará a controlar tudo, etc. etc. Ora, ora, em condominios, já existem regulamentos que o torcedor estando no prédio, não pode mais xingar o juiz de FDP, para os vizinhos ouvirem, não pode falar palavrões, pois será multado e o "famigerado" Estado não pode ter suas regrinhas defensivas?
Mas... como disse no titulo, há males que vem pra bem (um dito popular antigo) e essa tal NFe, tem seus beneficios em favor do destinatário, ou seja:
1- Se estiverem usando sua firma como laranja, você vai saber em tempo real. Basta ser um frequentador assíduo de sua caixa postal (endereço eletrônio) vulgo "email".
2-O Estado com essa "exigencia" passou a proporcionar um conforto a muita gente, como escritorios de Indústrias e distribuidores e representantes comerciais, pois o seu cliente fica sabendo na hora, no mesmo dia, que seu pedido de mercadoria, sua compra, foi atendida e com a vantagem de ter todos os detalhes e de ser ainda uma informação inquestionável, pois trata-se de um documento oficial.
3-O cliente tem a vantagem ainda de monitorar o transito dessa mercadoria, comprando CIF ou FOB, ele pode ligar na transportadora, pressionar o atendente e dizer-lhe ainda que não existem desculpas que a fábrica emitiu a NF, mas não tinha a mercadoria disponivel, etc, ou que não chamou pra coleta.
O que se sabe é que a maioria das industrias já adotaram em suas etiquetas o código de barras e assim, para se emitir uma NF, não há como fazê-lo sem a presença fisica dos volumes para gerar o processo.
Portanto, a cada dia que passa, vamos ganhando eficiencia e agilidade e resistir contra a tecnologia moderna, é suicídio.
Portanto, para quem tem mais Kms. rodados como eu e muitos "incontinentes" por aqui, é bom ver "a banda passar". Assim como fui testemunha da primeira copa do Brasil de Futebol em 58, vi o telex matar o telegrama, assim como vi o fax matar o telex e agora o e-mail matando o fax, um outro utensilio que vou ter que guardar no meu museu junto com a minha inseparável Remington e aquela Facit de manivela, socadas no meu quarto de despejo, junto com a radiola.
O progresso humano é algo gostoso de se viver e presenciar e a "evolução" se torna a cada dia que passa um estrondoso embaraço ao "Criacionismo".
Portanto, com a NFe, adeus àqueles que gostavam de dar informações falsas e sairem por aí comprando em nome de outros, etc, etc