DA VINCI E A ÁGUA BENTA
_____________________________________________
É de conhecimento geral, que habitou nosso planeta, durante os anos de 1452 a 1519, um ser de "outro mundo" chamado Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente Leonardo da Vinci. Nesses 67 anos, foi uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, destacando-se como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor (considerado um dos maiores pintores de todos os tempos), escultor, arquiteto, botânico, poeta, músico, precursor da aviação e da balística. Deixou-nos vários cadernos de anotações - que contêm desenhos, diagramas científicos, pensamentos sobre a natureza da pintura e episódios de sua vida.
Há um episódio divertido registrado, em um dos seus cadernos de anotações:
Era um, sábado santo e um padre fazia a ronda de sua paróquia abençoando as casas com água benta. Ao entrar na sala do pintor, o padre espalhou água benta sobre algumas obras.
— Por que o senhor está molhando as minhas pinturas? Perguntou Leonardo aborrecido.
— Esse é o meu dever! Disse o padre.
Depois explica a Leonardo que, segundo a promessa divina, quem "pratica o bem na terra recebe o dobro no céu".
Leonardo esperou o padre terminar a bênção e subiu para o andar de cima de sua casa e se postou na janela que ficava bem acima da porta por onde o padre sairia.
Quando este saía, despejou uma bacia de água sobre a cabeça do padre e disse-lhe:
— Eis o dobro que está vindo de cima em retribuição ao bem que acabou de me fazer com a água benta, arruinando metade de minhas obras.
Salve-se quem puder!
VEJA TAMBÉM: (clique no link)
____________________
Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.
Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!