EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
A escola dos nossos dias é freqüentada por uma população escolar cada vez mais heterogênea do ponto de vista social e cultural.
Diante de uma tão grande pluralidade de culturas a educação deve favorecer uma melhor comunicação entre pessoas pertencentes a grupos culturais diferentes, porque a capacidade de interação social é fundamental para alcançar os objetivos com sucesso no mundo contemporâneo que estamos inseridos.
À escola intercultural compete desenvolver estratégias e intervenções educativo/pedagógicas que permitam a expressão das diversidades culturais existentes no seu interior, instigando os alunos a uma visão mais aberta para o reconhecimento do outro, ao respeito das identidades, das diversidades, numa sociedade cada vez mais plural, heterogênea e globalizada.
No Brasil, com o lançamento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), os quais elegeram como um dos seus temas transversais a Pluralidade Cultural, há a recomendação ao atendimento as necessidades singulares dos alunos,
[...] a educação escolar deve considerar a diversidade dos alunos como elemento essencial a ser tratado para a melhoria da qualidade de ensino aprendizagem. A escola ao considerar a diversidade, tem como valor máximo o respeito às diferenças - não o elogia a desigualdade. As diferenças não são obstáculos para o cumprimento da ação educativa, podem e devem, portanto, ser fator de enriquecimento (p. 96-97).
Cada instituição possui a sua própria cultura, que lhe confere uma dinâmica diferente das restantes, traduzida nas atividades que desenvolve, nas práticas educativas. A cultura desempenha uma função de comunicação, facilita o trabalho na escola e dá sentido à escola e à vida dos atores. Por isso precisamos reconhecer a importância da cultura para a compreensão da problemática da interculturalidade, percebe-se que todas as culturas são igualmente valorizáveis e que uma cultura só conseguirá evoluir através do contato com as outras culturas. Uma instituição para se constituir como um espaço de cultura deve orientar os seus ensinamentos assentes nos valores da diversidade e da colaboração. A escola precisa sempre ter em conta a cultura do aluno e do meio sociocultural em que está inserida, permitindo o seu enriquecimento e valorização cultural.
Nesse sentido, entende-se que a escola, como instituição social, mantém e deve manter uma relação dialógica com um sistema social e cultural ao qual se insere, porém, este espaço encontra-se permeado por relações adversas, visto que, ao mesmo tempo em que reproduz as estruturas de dominação existentes na sociedade, constitui-se em um espaço onde se pode lutar pelas transformações sociais, se as concepções de ensino estiverem baseadas numa perspectiva crítica e transformadora.
A educação numa perspectiva intercultural apresenta-se como uma possibilidade de se compreender a complexidade das interações humanas, criando condições para que haja crescimento de todos os sujeitos e grupos aos quais pertencem, promovendo mudanças profundas mentais e na educacionais.
Referências:
FREITAS, Fátima e Silva de. A diversidade cultural como prática na educação. Curitiba:IBPEX, 2011.
MICHALISZYN, Mario Sergio. Educação e Diversidade. Curitiba: IBPEX, 2008.