É através da vontade que o homem realiza seus pensamentos, palavras e obras, é um princípio inteligente, desde que conheça os meios, o objeto e as consequências ao atingi-lo, ela pode ser bem dirigida e sobrepor-se aos instintos. A vontade é dividida em três aspectos: deliberação (marcada pela indecisão, a análise, o sim e o não), a decisão (eu desejo e vou em frente, eliminando a insegurança anterior), a execução (realização da escolha). Muitas vezes este processo é simultâneo, sem poder distinguir as etapas,
A reflexão é um fator muito importante para uma vontade saudável, se a reflexão estiver perturbada a vontade será contaminada e consequentemente as decisões trarão prejuízos, ocasionando distúrbios como a obstinação que nada mais é o escudo usado para esconder uma vontade fraca. A melhor maneira de polir a vontade é através da educação intelectual, desta forma, conduzirá o raciocínio com clareza, objetividade, desviando-se dos impulsos instintivos. É possível criar o hábito salutar da “vontade”, implica em vigiar sua liberdade  que  é dividida entre querer e poder .

verita
Enviado por verita em 13/02/2012
Código do texto: T3495969
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.