CULTURA É VALIOSO PATRIMÔNIO!

" De olho vivo no nosso patrimônio cultural!"

É isso aí, Belém!

Hoje ao abrir meus "emails" encontrei uma divulgação vinda duma amiga lá do Belém do Pará, cujo texto para divulgação na Internet versa sobre a negligência gerencial (entre tantas!) para com o patrimônio histórico e cultural que ali ocorre, aliás, tendência não apenas no Estado em questão, mas no país como um todo.

É só rodar por aí, pelas "terras brasilis", que logo constatamos a triste realidade nua e crua da desmemória cultural.

Em São Paulo, por exemplo, a História do belo centro velho sediou a cracolândia até poucos dias atrás.

Não é novidade que há pouco tempo quase perdemos a magnífica obra do Aleijadinho e todo o demais acervo histórico das cidades das Minas Gerais, impressionantes relíquias patrimônio da Humanidade, que se mostravam deterioradas pelo tempo, pelos cupins e pela insensibilidade de quem deveria cuidar.

Se não fosse a iniciativa privada a socorrê-los...

Recentemente também também vi com meus olhos, durante uma reforma dum equipamento público, o desaparecimento das placas históricas de bronze datadas da época da sua inauguração pelo então presidente Getúlio Vargas bem como o total desprezo com as demais inscrições que se seguiram em homenagem aos melhores gestores que ali dedicaram o seu trabalho e fizeram remota História.

De fato, inclusive a sobrevivência cultural passa pela EDUCAÇÃO.

Não há como valorizar algo sem CONHECIMENTO.

Sem a educação todo tesouro cultural DESMEMORIADO empobrece e figurativamente nos remonta aos ensinamentos bíblicos:

DE NADA ADIANTA JOGAR PÉROLAS AOS PORCOS.

Ademais é como nos ensinam os historiadores: não há futuro promissor quando não se preserva o passado.

*********

Segue para apreciação o texto original da notícia lá de Belém:

Ato público denuncia maus tratos e descaso com o patrimônio histórico

A sociedade civil organizada de Belém marcou presença durante o Ato Público “Olhos do Patrimônio”, que ocorreu no último domingo (05) na Praça Coaracy Nunes, mais conhecida como “Ferro de Engomar”, no bairro da Campina. Estudantes, arquitetos, historiadores, jornalistas e outros foram a público com o objetivo de chamar a atenção das autoridades para o descaso com exemplares arquitetônicos importantes para o patrimônio histórico da cidade.

A manifestação foi uma iniciativa da Associação Fotoativa, da Associação dos Agentes de Patrimônio da Amazônia (ASAPAM), do Instituto Peabiru e de artistas locais com o apoio do Forum Landi e de diversos profissionais liberais. Na ocasião, a Fotoativa promoveu um Fotovaral com mais de 150 imagens, resultados de oficinas e projetos que tiveram como foco a observação de prédios antigos, monumentos, casarões e outras construções históricas e seus entornos. "É um grito da sociedade para preservar a memória da capital e de todo o Estado", afirmou o historiador e fotógrafo Michel Pinho.

A idéia do ato público surgiu a partir da agressão sofrida pelo Palacete Vitor Maria da Silva, localizado na Praça Ferro de Engomar que, no último dia 28 de janeiro, teve parte de sua rica azulejaria depredada e saqueada. A residência do final do século XIX leva o nome de um dos mais importantes engenheiros do período, responsável pelas reformas do Palácio de Governo Lauro Sodré (hoje, Museu Histórico do Estado do Pará) e do Teatro da Paz.

Além do Palacete, a Praça abriga casarões seculares e tem como marco importante o início das atividades da Fotoativa nos anos 80, além de ter sido palco de reuniões históricas entre grupos de teatro, jornalistas e fotógrafos, contando, também, por muitos anos, com o funcionamento do famoso bar 3x4.

A manifestação teve como objetivo principal chamar a atenção de toda a sociedade para esse fato e conclamar Estado e Município para exercer de maneira contundente sua autoridade no sentido do cumprimento das leis que vigoram em favor da defesa do Patrimônio Histórico do Pará, incluindo-se aí a criminalização dos culpados por esses atentados. O Ato Público também deu início a uma campanha através das mídias sociais e da imprensa para incentivar a população a denunciar roubos, depredações ou descaso com prédios, praças e monumentos da capital e do interior através de fotos e vídeos.

Associação Fotoativa

****

NOTA:

Citação em Mateus 7: 6

sobre o Sermão das Montanhas de Cristo:

"Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem".