O Carnaval foi uma das formas que o povo encontrou para resistir e infiltrar a cultura dominante, trazendo o ciclo cultural, sem divisão de etnias através dos habitantes da periferia, subúrbios e favelas, mas os frutos só foram colhidos após a década de 20, culminando a partir da década de 30.
Pela própria cultura negra que o implantou é a música que mais se aproxima da natureza, não existe um compositor que de alguma forma não enalteça em seus aspectos. Desta forma, o samba saiu do berçário da cultura negra e influenciou na cultura do pequeno burguês existente na sociedade carioca, pois sua estrutura melódica com ritmo simples cativou a participação do povo.


A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar, foi fundada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá.


Uma homenagem ao inesquecível Ary Barroso  que,  em 1939, escreveu as primeiras composições para o teatro musicado carioca com Aquarela do Brasil.

verita
Enviado por verita em 02/12/2011
Código do texto: T3368404
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.