Cachoeira de Teotônio - Breve História
A Cachoeira do Teotônio localizada a aproximadamente 40 Km da cidade de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia, faz parte do Rio Madeira (principal rio do estado). A desativada Vila do Teotônio ficou conhecida por ter sido por muitas décadas local de pescaria para pescadores profissionais e amadores. Um dos maiores e mais visitados pontos turísticos da região. Moravam na Vila, mais ou menos quinhentas pessoas, viventes e descendentes de habitantes que durante toda a vida viveram da exploração da pesca.
A Cachoeira, podemos dizer, que possui um dos mais impressionantes acidentes da natureza. Grandes rochedos transformam sua água em movimentos muito violentos. O famoso e temido "tombo".
Tombo este que foi responsável por inúmeras e incontáveis vidas perdidas, dentre pescadores e curiosos atrevidos.
A desafiar a natureza, anos atrás, um jovem, conhecido nacional e internacionalmente pelo seu atrevimento em aventuras com cachoeiras inesploradas pelo homem, desceu o tombo em seu caiaque, e dias depois, foi encontrado apenas partes de seus membros.
Violência temida e respeitada por muitos.
Foi, a Cachoeira, fonte de enormes e belas piracemas.
Em 1530, Portugal instalou exatamente no local onde hoje era a Vila do Teotônio, um fisco, posto de fiscalização a embarcações, que vinham de Guajará-Mirim ( município de Rondônia), com ouros e diamantes. Assim pudesse evitar contrabandos.
Dizem os historiadores que lá pelos meados de 1760, o bacharel, em direito, formado numa faculdade de Coimbra, Portugal, Teotônio da Silva Gusmão, nascido em Santos, São Paulo, foi designado pela comarca de Mato Grosso para instalar um povoado em áreas do Rio Madeira.
Foi desta forma que o bacharel fundou a Vila Bela da Santíssima Trindade. Pouco tempo depois, mudando para " Nossa Senhora da Boa Viagem Salto Grande.
Tempos depois, Teotônio foi tranferido para a comarca de Belém, para uma nova tarefa.
Anos mais tarde, faleceu em consequência de doenças respiratórias.
A cachoeira e consequentemente a Vila receberam o seu nome como homenagem.
(salvo algum engano)